Assinar

Google inaugura YouTube Space Rio

Buscar
Publicidade
Mídia

Google inaugura YouTube Space Rio

Espaço de 3 mil m2 no Porto Maravilha será aberto para a capacitação de criadores brasileiros oferecendo tecnologia de última geração


7 de agosto de 2017 - 16h54

YouTube Spaces Rio ocupa um dos armazéns do Boulevard Olímpico (Crédito: Teresa Levin)

“O Rio é o polo de produção audiovisual do País e não poderíamos deixar de estar presentes aqui”. Com esta declaração Fabio Coelho, vice-presidente da Google Inc. e presidente do Google Brasil, inaugurou nesta segunda-feira, 7, o YouTube Spaces Rio, o décimo espaço do tipo que a marca tem ao redor do mundo; os outros estão localizados em cidades como Nova York, Los Angeles, Londres e São Paulo, sendo que nesta última o projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Criar. A iniciativa marca a chegada oficial do Google ao Rio de Janeiro e mostra o compromisso que ele tem não só com o Rio, mas com o país. “Temos um compromisso com o Brasil, com uma série de investimentos estruturais no País e no Rio. Este é um deles”, falou o executivo do Google.

O YouTube Spaces Rio ocupa o armazém número 1 na região que ficou conhecida como Boulevard Olímpico, em um espaço de 3 mil m2 no qual estão instaladas salas para workshops, espaços de convivência e três estúdios para gravação, sendo um deles de 180 m2, entre outras áreas. Os criadores brasileiros terão a sua disposição equipamentos de última tecnologia como câmeras 4k, câmeras de cinema e câmeras 360, entre outros. “O YouTube é sobre histórias do mundo e sobre storytellers. Nosso trabalho no Spaces é ajudar o storytelling e os storytellers em três pilares: aprender, conectar e criar”, explicou Lance Podell, diretor global do YouTube Spaces durante a inauguração.

Switcher do YouTube Spaces (Crédito: Teresa Levin)

Para participar de um dos workshops no espaço, basta ter mais de mil seguidores em um canal no YouTube. Já para poder utilizar os estúdios e equipamentos do local, é necessário ter mais de 10 mil inscritos em um canal na plataforma. A ideia é que quem passar pelo YouTube Spaces, tenha capacitação para usar as diversas ferramentas disponíveis, além dos equipamentos oferecidos pelo Google.

Para comandar o espaço, o YouTube contratou Livia Marquez, profissional que até o ano passado comandou a área de branding e marketing da Tim. “O YouTube respeita os locais onde instala o YouTube Space. O DNA do Space de todos é o mesmo, mas o de Nova York tem suas características, assim como o de Los Angeles e o do Rio”, disse. Por conta disso, um dos estúdios reproduz os Arcos da Lapa e espaços tradicionais do Rio como um botequim e uma galeria de arte. Já a área central do Spaces chama-se Lagoa e remete à Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões postais da capital carioca.

Detalhe do maior estúdio do espaço do Google no Rio (Crédito: Teresa Levin)

O valor investido nesta iniciativa não foi relevado pelo Google. O projeto vem sendo tocado pela empresa há quatro anos, antes mesmo da derrubada da Avenida Perimetral, o que possibilitou a criação do Boulervard Olímpico. Localizado ao lado do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio, a expectativa é de que o YouTube Spaces incremente o movimento na região, que também tem o AquaRio e foi uma das mais procuradas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “O Google está com a renovação do Rio”, concluiu Lívia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Vidmob: os segredos para marcas se engajarem no LinkedIn

    Vidmob: os segredos para marcas se engajarem no LinkedIn

    O relatório Creative Trends Report with LinkedIn analisou dados de mais de 13,6 mil ativos criativos

  • Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina

    Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina

    Novela de sucesso da emissora, Avenida Brasil, já está disponível no serviço de streaming da Amazon para região, com exceção do Brasil