Walmart lança Vudu no portal principal
Serviço de streaming de vídeo foi adquirido em fevereiro do ano passado pela maior rede varejista dos Estados Unidos
Serviço de streaming de vídeo foi adquirido em fevereiro do ano passado pela maior rede varejista dos Estados Unidos
Padrão do site
27 de julho de 2011 - 8h19
A Netflix acaba de ganhar um concorrente de peso: o Walmart lançou nesta terça-feira, 26, nos Estados Unidos, o Vudu, serviço de streaming de vídeo. A rede varejista adquiriu o Vudu em fevereiro do ano passado e, lentamente, desenvolveu o negócio. Assim como o Netflix, o Vudu está disponível em vários set-top boxes (como smart TV, Blu-Rays conectados, computadores, videogames etc.). São mais de 20 mil títulos, inclusive filmes que estão disponíveis para comercialização em DVD. O serviço já está disponível no portal principal da rede, o Walmart.com.
O modelo de negócios do Vudu é baseado em vídeo on demand, e não em assinatura. Os alugueis variam entre US$ 1 a US$ 5,99 e os filmes também estão disponíveis para compra a partir de US$ 4,99. Que é o mesmo modelo adotado pelo Vudu antes da venda para o Walmart.
O lançamento do Vudu no Walmart.com ocorre duas semanas depois da Netflix ter lançado um plano popular. O Vudu sempre foi considerado uma alternativa à Netflix (que tem mais de 20 mil títulos para streaming e mais de 110 mil títulos para aluguel em DVD). Com a força do varejista Walmart, deve tornar-se, efetivamente, um concorrente de peso. E nessa concorrência, além da Netflix, entram outros players como Amazon.com (que apenas licencia programas de TV da rede CBS) e o serviço Hulu (formado por Walt Disney, News Corp., NBC Universal Comcast e Providence Equity Partners), que está à venda. A Netflix já anunciou que não fará oferta pelo Hulu que, segundo rumores, interessa à Apple, ao Google, Yahoo e, talvez, à Microsoft.
Netflix
A empresa acaba de divulgar os resultados do trimestre e informou que adicionou mais 1,8 milhão de assinantes à base nos Estados Unidos, aumento de 75% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, são 24,6 milhões de assinantes. Desses novos assinantes, 75% assinaram o serviço de streaming de vídeo, exclusivamente. A Netflix, além de streaming de vídeo, oferece o aluguel físico de DVDs.
Durante a divulgação dos resultados, os porta-vozes anunciaram que este é o melhor momento para acelerar a transição do modelo baseado em aluguel de DVD para streaming de vídeo. Estima-se que a Netflix terá 22 milhões de assinantes de streaming até o final do terceiro trimestre, e um total de 25 milhões de clientes nos Estados Unidos.
Compartilhe
Veja também
BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas
Faturamento do reality da Globo já pode ter ultrapassado a casa dos R$ 600 milhões e deve ampliar as cifras após a estreia, no dia 13 de janeiro
MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone
Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo