BBB 12: mais break, menos merchan

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BBB 12: mais break, menos merchan

Em seu primeiro mês no ar, 12ª edição do Big Brother vê diminuir o número de anunciantes nas ações de merchandising; os intervalos comerciais, em compensação, estão mais recheados


8 de fevereiro de 2012 - 10h45

As quatro primeiras semanas dessa 12ª edição do Big Brother Brasil apresentaram menos ações de merchandising do que o primeiro mês do BBB 11. De acordo com um levantamento feito pelo Controle da Concorrência, o número de marcas que utilizaram o reality para expor seus produtos e serviços, por enquanto, foi 27,28% menor neste ano do que em 2011.
 
Até o dia 2 de fevereiro, oito marcas diferentes apareceram no programa da TV Globo. No ano passado, até o mesmo período, o reality já havia exibido onze anunciantes. O número total de ações integradas também diminui nesse BBB 12: até a data avaliada pelo Controle da Concorrência, a atração comandada por Pedro Bial havia exibido 50 inserções comerciais, contra 67 mostradas no mesmo período do ano passado (uma queda de 25,38%). Vale lembrar que esse cálculo considera todas as chamadas ações integradas, ou seja, todas as cenas em que alguma marca apareça, seja em festas, provas, gincanas como também na manipulação espontânea de produtos, pelos próprios participantes da casa.

Considerada uma das principais vitrines comerciais da TV brasileira, o BBB costuma ser explorado por inúmeras marcas que querem exibir seus produtos em rede nacional. Nos anos anteriores, cada edição do BBB vem superando a anterior no total de inserções comerciais. As marcas que apareceram esse ano na atração, em ações integradas, são: Multibras, Johnson & Johnson, Grupo Rossi, Grendene , Chilli Beans, Fiat, Unilever, Carrefour, Ambev e Niely Cosméticos.

Em compensação, os intervalos comerciais ficaram mais extensos. Nas primeiras quatro semanas do BBB 12, um total de 83 anunciantes diferentes veicularam suas marcas nos intervalos comerciais do reality. No ano passado, esse número foi de 76 anunciantes (o que demonstra um crescimento de 8,4%).

Embora ainda tenha mais de dois meses pela frente, o BBB 12 pode não quebrar os recordes comerciais da edição anterior. As cotas de patrocínio desta edição, no entanto, estão mais valorizadas do que no ano passado. Para ter o título de patrocinador máster dessa edição, as marcas Fiat, Unilever (Omo), Niely, Schincariol (Devassa) e Ambev (Guaraná Antarctica) pagaram R$ 20,6 milhões por cada uma das cotas.

Polêmica

A primeira semana dessa edição do Big Brother foi palco da maior polêmica de toda a história do reality no País. Após uma suposta acusação de abuso sexual dentro da casa, suscitada pelos internautas e pelos espectadores do pay-per-view, um dos participantes foi expulso do programa. A polícia chegou a se envolver na história e até mesmo o Ministério das Comunicações exigiu as gravações do programa da TV Globo. A emissora, porém, garantiu estar tranquila por não ter desrespeitado nenhuma regra de classificação indicativa.

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