Google inaugura Art Project no Brasil
Acesso virtual a museus estreia com Pinacoteca e Museu de Arte Moderna (MAM) em São Paulo
Acesso virtual a museus estreia com Pinacoteca e Museu de Arte Moderna (MAM) em São Paulo
Padrão do site
3 de abril de 2012 - 4h29
O presidente do Google, Fábio Coelho, anunciou nesta terça-feira, 3, o início do Google Art Project, pelo qual o usuário pode acessar, de forma virtual e online, museus do mundo inteiro. No Brasil, os primeiros museus a terem parte de suas coleções digitalizadas pelo projeto são a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte Moderna (MAM). “O projeto começou como uma iniciativa da área de engenharia do Google, pela qual os engenheiros empregam 20% do seu tempo livre, de forma voluntária. Começou com museus e foi desdobrado como um Google Street View (sob o qual é possível visitar virtualmente os locais como ruas, cidades e até mesmo a Amazônia) para museus”, explica.
Atualmente, o Google Art Projetc abrange 151 museus em 40 países, com mais de 30 mil obras. Entre esses museus, destacam-se o Museu D’Orsay (França), Acrópoles (Grécia), Museu de Arte Islâmica (Qatar) e MoMa de San Francisco (EUA). Desses 151 museus, dez estão na América Latina e dois – Pinacoteca e MAM – no Brasil. As 30 mil imagens de todo o projeto, de seis mil artistas, estão em HD, segundo Coelho.
O gerente de novos negócios do Google, Alessandro Germano, afirma que, no caso da Pinacoteca e do MAM, estão disponíveis os três conceitos de museus virtuais: catálogo digital das imagens em HD, com curadoria feita pelos próprios museus; passeio virtual, feito através de trolley, uma espécie de carrinho que tem 15 câmeras em 360º; e a tecnologia Gigapixel, que capta fotos em 7 bilhões de pixels. Para visitar a Pinacoteca e o MAM de forma virtual, basta acessar o site do Google Art Project.
Compartilhe
Veja também
Nohoa Arcanjo: “influência virou canal de aquisição e precisa ser tratada como tal”
Cofundadora e CEO da Creators Plataform, Nohoa Arcanjo, demonstra como creators podem ser usados para conversão e conversas profundas com a audiência
Como o público responde a anúncios em vídeo?
Estudo Inside Video 2024, da Kantar Ibope Media, mapeia tendências de consumo de vídeo e preferências do consumidor em relação à publicidade no formato