Ibope lança medidor de ações de merchandising
Merchanview permite uma medição mais precisa com analise da concorrência
Ibope lança medidor de ações de merchandising
BuscarIbope lança medidor de ações de merchandising
BuscarMerchanview permite uma medição mais precisa com analise da concorrência
Nathalie Ursini
17 de maio de 2012 - 5h39
O Ibope Media apresentou ao mercado publicitário nesta quinta-feira 17 o Merchanview, a ferramenta medidora das ações de merchandisng na televisão brasileira. Essa é a primeira ferramenta que vai fazer uma medição mais precisa sobre as ações, permitindo a análise da concorrência. “O Ibope já realizava um tipo de fiscalização, mas o mercado demandou uma ferramenta de medição que é bem diferente”, explicou Melissa Vogel, diretora de marketing do instituto.
A ferramenta já analisou os primeiros quatro meses do ano, mas só estará disponível para o mercado no início de junho. A princípio, a medição foi feita apenas com emissoras de TV aberta e programas que sejam transmitidos em praça nacional. Para começar, o Ibope fez uma pesquisa com o telespectador para ter a percepção do consumidor quanto às ações. Na Pesquisa Carona Merchandising, realizada em parceria com a Mídia Mix no período de fevereiro a março deste ano em São Paulo, 71% dos entrevistados disseram que veem uma ação de merchandising na televisão diariamente pelo menos 6 vezes na semana.
Telespectador
A mesmo pesquisa detectou ainda que 73% dos entrevistados acreditam que as ações mostram melhor as características dos produtos e que as marcas passam mais credibilidade. Na pesquisa, 68% afirmaram que prestam mais atenção nas marcas quando ela está inserida como ação de merchandising e sobre quando se trata de jovens entre 18 e 29 anos; 65% confirmaram que tem maior curiosidade em experimentar os produtos quando eles estão inseridos em um programa, percentual que cresce principalmente entre as mulheres.
Ainda em relação ao consumidor, 64% acham que o merchandising combina mais com programas de auditório, 62% com novelas ou minissérie e 59% em reality show. A forma como o merchandising é apresentado também é levado em consideração pelos consumidores, entre os fatores mais importantes que devem conter nas ações: 86% dos entrevistados responderam que a mensagem deve ser direta, 87% que as mensagens devem destacar os principais pontos dos produtos, 82% que é preciso indicar local de compra, 83% que os produtos devem ser manuseados, e 81% que devem ser inseridos em um contexto de humor.
Análise
A medição vai cobrir as seguintes emissoras: SBT, Globo, Record, RedeTV e Band. Para diferenciar os tipos de merchandising, o Ibope separou em cinco formatos: ação comercial, que envolve a participação do apresentador; ação integrada, quando o merchandising está envolvido no contexto do programa; insert de vídeo, quando tem a aparição do logotipo da marca na tela; estímulo visual, quando o produto aparece mas não interfere na história do programa; e vinheta integrada, quando a marca é inserida na vinheta do programa.
O critério para avaliação será através do contexto das ações. Cada formato será contabilizado como uma única inserção, independente do número de aparições da marca. Assim, a base para valoração será pelo formato de cada ação, considerando o fator de conversão sobre o comercial de 30 segundos de acordo com o formato e tipo de programa onde a ação foi inserida.
Resultados
O Merchanview realizado nas emissoras de TV aberta citadas acima constatou 7.860 ações no período de janeiro a abril de 2012. Essas ações foram espalhadas em 112 programas, de 625 anunciantes sobre 1.112 produtos diferentes. Do total, 50% das inserções se concentram em programas femininos e de auditório, o gênero auditório corresponde a 47% do investimento total, enquanto o feminino representa apenas 8%.
O formato mais utilizado é a ação comercial, com 69% das ações. Ação integrada fica em segundo lugar, com 22%. A categoria que mais aproveita o merchandising como plataforma de comunicação é a de higiene e beleza capilar, com 67 ações, apenas no mês de janeiro, tendo 72% de alcance domiciliar.
No ranking realizado, a marca Import Express (que comercializa a câmera TekPix) lidera com 470 inserções no período janeiro – abril, seguida de General Motors com 285 e Top Therm com 260. (veja tabela abaixo)
Em relação ao investimento, a Import Express se mantém no topo da liderança, seguida de Ambev e Móveis Kappesberg. (veja tabela abaixo)
A partir do segundo semestre, o Ibope passa a incluir os dados do Merchanview no Monitor Evolution, plataforma que reúne os investimentos publicitários nos meios de comunicação. O Monitor Evolution fará ainda a análise completa da estratégia dos anunciantes.
Leia mais:
– Merchandising: antes e depois do conteúdo
Compartilhe
Veja também
Novo canal, Times | CNBC quer falar do “dono da pizzaria ao da fintech”
CEO do conselho de administração e líder do projeto, Douglas Tavolaro acredita que nova emissora, que estreia domingo, 17, pode ajudar a popularizar os assuntos de negócios
Supercopa Desimpedidos remodela formato para se aproximar do público
Com versão 100% ao vivo, NWB escolheu Mercado Livre Arena Pacaembu para receber torcida e equipes de transmissão