TV e internet, o poder da segunda tela
Phillips e Esporte Interativo debatem sobre a interatividade através do uso das redes sociais e das alternativas de distribuição digital
Phillips e Esporte Interativo debatem sobre a interatividade através do uso das redes sociais e das alternativas de distribuição digital
Nathalie Ursini
2 de agosto de 2012 - 3h58
O conceito da segunda tela tem sido um tema abordado pelas principais emissoras de televisão e portais nos últimos tempos. Os Jogos Olímpicos de 2012 mostram como os internautas já estão se habituando a tal fenômeno e a expectativas para os eventos no Brasil nos próximos anos, como Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo em 2014, é enorme.
Durante o painel A programação e o mundo digital, no último dia da Feira da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Luis Bianchi, gerente de marketing de smart TVS da Phillips, e Maurício Portela, diretor do Esporte Interativo, abordaram o tema da interatividade com a programação e o futuro do hábito de assistir televisão. “Assim como o MP3 mudou nossa maneira de consumir música e o tablet a forma como consumimos textos, as smart TVs já começaram a modificar a forma como consumimos a programação televisiva”, explica Bianchi.
A expectativa é que até 2014, sejam comercializados 20 milhões de aparelhos no País. De acordo com o diretor de marketing a emissora que disponibiliza seu conteúdo no on demand aumenta sua audiência em até duas horas; enquanto a audiência de publicidade cresce em torno de 6%.
“As possibilidades de interatividade para o mercado anunciante na smart TV são enormes. Acreditamos nessa mudança de consumo pelo fato de a smart TV agregar a flexibilidade do online e a tela cheia da TV”, comenta Bianchi. “Além disso, os aparelhos da Phillips começam a entender o tipo de consumo os usuários. Em uma tela inicial ele reúne os possíveis programas dos gosto do telespectador”, conclui.
Segundo Bianchi, as possibilidades de escolha que a smart TV proporciona não coloca os canais de TV aberta e fechada em desvantagem. “O ineditismo e o ao vivo continuam sendo o grande chamativo das emissoras. É diferente do on demand, que você escolhe o que quer assistir e quando assistir. São programações diferentes”, defende.
Case de Sucesso
O Esporte Interativo é o canal que mais conquista fãs nas redes sociais. Hoje são 4 milhões de fãs no Facebook, o segundo maior do mundo. Apenas no mês de junho, foram 4,1 milhões de interações na rede social, o que mostra a amplitude do alcance pela internet. “A convergência na internet com o que está sendo transmitido no momento é um dos pilares que faz do canal o case”, conta Portela.
O Esporte Interativo permite constrói seu conteúdo televisivo a partir de opiniões, votações e palpites dos internautas. “Temos certeza que o apaixonado por esporte cria uma conexão muito forte com o canal pela presença nas mídias sociais”, revela o diretor.
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