Brasil estreia publicidade no Song Pop
Burger King e Claro serão as primeiras marcas no mundo a realizar ações no social game musical; modelo pode ser exportado
Burger King e Claro serão as primeiras marcas no mundo a realizar ações no social game musical; modelo pode ser exportado
Meio & Mensagem
6 de agosto de 2012 - 11h10
Lançado há cerca de três meses, o Song Pop— game de rápidos desafios musicais disponível para iPhone, iPad, Android e Facebook — atingiu, na última semana, a marca de 3,5 milhões de usuários ao redor do mundo. Apenas no Brasil o aplicativo já soma mais de 700 mil usuários regulares, o que corresponde ao segundo país com maior origem de tráfego no jogo, atrás apenas dos Estados Unidos. “É claro que nós esperávamos fazer sucesso, mas não imaginávamos que isso aconteceria de forma tão intensa. E, por algum motivo, o Brasil foi o primeiro país onde o jogo ficou famoso”, relata Mathieu Nouzareth, CEO da FreshPlanet, companhia responsável pela criação do game.
De olho nesse potencial público consumidor, a Ogilvy & Mather criou peças para que dois dos clientes que tem— o Burguer King e a Claro — sejam as primeiras marcas no mundo a realizar ações de publicidade no Song Pop. Todo o processo de criação de padrões e contato com anunciantes foi intermediado pela US Media Consulting, empresa que atua na área de representação e soluções digitais e com parceria exclusiva com o Song Pop no mercado nacional. “Usando o Facebook, percebi a imensa quantidade de usuários do Song Pop e tive a ideia de procurá-los para propor esse modelo de negócio. Juntos, formulamos o formato das ações publicitárias e, a partir de então, passamos a oferecer a oportunidade de anúncios ao mercado brasileiro”, conta Sergio Kligin, diretor de mercado publicitário e gerente para o Brasil da US Media Consulting. “Pode-se dizer que o Brasil é líder nessa experiência e há grandes chances que se torne um dos maiores mercados de Song Pop, não só pela quantidade de usuários, mas pelas parcerias publicitárias”, acredita Nouzareth.
O CEO explica ainda que os anúncios não irão mudar ou interromper a dinâmica do jogo, apenas a aparência. “Os desafios são tão rápidos que não há como modificar seu conteúdo. Estamos abertos a sugestões de clientes e a novos modelos de anúncios, mas somente na interface do game”, completa.
Primeiros anunciantes
O Burger King deverá estrear a novidade nesta terça-feira, 7, ou no dia seguinte. A ação permanecerá no aplicativo por uma semana. Em seguida, a skin da Claro entra no ar por 15 dias. “Enxergamos o Song Pop como um fenômeno capaz de atrair audiência qualificada e impacto publicitário. Tanto para as marcas quanto para a agência, é muito importante inaugurarmos mais essa ferramenta de divulgação”, afirma Toni Ferreira, diretor de mídia digital da Ogilvy & Mather Brasil. Ambas as ações serão visualizadas somente em território nacional e, para quem acessa o Song Pop por meio do Facebook em computadores padrões; a previsão é de que, em setembro, a publicidade no game seja inserida também para tablets e mobile.
Kligin revela que os contratos de publicidade são fechados em diárias, e anúncios de outras marcas já estão confirmados até o final de agosto. “Para o próximo mês, estamos em fase de negociação e definição de datas com outras agências e produtos”, conta.
A FreshPlanet acredita também que, a partir de agora, ações similares serão realizadas em outros países, e que a publicidade é um dos caminhos por onde o Song Pop pode crescer. “Iremos levar os cases desenvolvidos no Brasil para outros lugares — como o Reino Unido, a Austrália e a Suécia — e esperar para que possamos atuar junto a outros mercados. Temos grandes expectativas para o Song Pop e para a empresa como um todo”, diz Nouzareth.
Compartilhe
Veja também
Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro
Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025
O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?
Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor