Notícias online passam jornais e rádio
Pesquisa do Pew Research aponta que consumo de noticiário online é maior que em meios tradicionais nos Estados Unidos; televisão ainda lidera
Pesquisa do Pew Research aponta que consumo de noticiário online é maior que em meios tradicionais nos Estados Unidos; televisão ainda lidera
Meio & Mensagem
28 de setembro de 2012 - 10h20
O consumo de noticias online atingiu o seu mais alto nível desde os anos 1990 e, pela primeira vez, ultrapassou o noticiário em rádio e em jornais. É o que aponta a pesquisa “Trends in News Consumption: 1991-2012”, do instituto norte-americano Pew Research Center for the People and the Press. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira, 27.
De acordo com os indicadores, a liderança ainda permanence com a televisão, ainda que o patamar de consumo seja o mais baixo da história. Entre os respondentes, 55% afirma que assistiu noticiário na televisão. Em 1991, o número era 68%. Em segundo lugar vem o consumo de notícias online, com 39%. Na sequência vêm o rádio, com 33% e jornais, com 29%. A maior queda do consumo de informação na TV se concentra no público jovem. Entre os pesquisados de 18 a 29 anos, o hábito caiu de 42% (em 2006) para 28% (em 2012).
“Há sinais de que o noticiário televisivo – que até agora teve uma audiência fiel, mesmo com o crescimento da internet – está cada vez mais vulnerável, pois pode estar perdendo a sua influência na próxima geração dos consumidores de notícias”, avalia o relatório do instituto.
Compartilhe
Veja também
“Vir para a Globo também foi um presente de bastidores”, diz Eliana
Apresentadora fala sobre a mudança na carreira, relação com as redes sociais e conta sobre os primeiros trabalhos no The Masked Singer, que apresenta a partir de janeiro
Webedia lança espanhol Xataka no Brasil, voltado à tecnologia
Vertical entra no ar com ecossistema que reúne especialistas, criadores de conteúdo e entregas como vídeos, textos, posts e canal de WhatsApp