Assinar

El-Pais-enfrenta-greve-de-jornalistas

Buscar
Publicidade
Mídia

El-Pais-enfrenta-greve-de-jornalistas

Jornal circula com menor número de páginas e sem cadernos especiais, mas noticiário online continua em ritmo normal; funcionários rejeitam plano de redução de quadro e de salários


7 de novembro de 2012 - 5h03

Os dias do jornalismo impresso também não estão fáceis na Espanha. Um dos mais tradicionais títulos do mundo, o El País enfrenta uma greve em sua redação por conta da proposta de redução do quadro de jornalistas, apresentada nesta semana.

De acordo com informações postadas no site oficial do jornal, 79% dos jornalistas do título interromperam suas atividades desde essa terça-feira, 6. O El País reforça que, mesmo sem a mão de obra, a edição desta quarta-feira, 7, saiu com 48 páginas, mas sem os cadernos especiais e as coberturas de noticiário local. O jornal também diz que o noticiário online continua sendo abastecido no ritmo normal. A cobertura da reeleição de Barack Obama, nos Estados Unidos, foi o destaque do site do El Pais ao longo de todo este dia.

Segundo informações publicada pelo próprio jornal, não houve acordo entre o grupo Prisa, editor do título e os funcionários da casa. Para reduzir os custos e tentar equilibrar suas contas, o grupo propôs a redução de 149 pessoas do quadro de funcionários, por meio de planos de aposentadoria antecipada e de demissões voluntárias. Os jornalistas rejeitaram as propostas – que também incluía a possibilidade de redução salarial – e optaram pela greve. Uma nova reunião entre as duas partes deve acontecer nesta quinta-feira, 8. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro

    Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro

    Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025

  • O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?

    O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?

    Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor