Brasil lidera no Twitter e Facebook globais
Em ambas as redes sociais, o brasileiro é um dos mais atuantes em lista global de 190 países que as acessam pelo navegador Opera Mini
Em ambas as redes sociais, o brasileiro é um dos mais atuantes em lista global de 190 países que as acessam pelo navegador Opera Mini
Padrão do site
30 de novembro de 2012 - 4h29
O Brasil está entre os países-top no uso das redes globais Facebook e Twitter. Na verdade, é apenas mais uma confirmação da adoção rápida e em larga escala pelos brasileiros quando se trata de novidades no ambiente da internet. Desta vez, os dados são da pesquisa “State of Mobile Web”, realizada pelo browser Opera. O estudo foi realizado para entender o comportamento do usuário no Opera Mini, versão mobile do navegador Opera que comprime o tráfego de dados em tempo real e ajuda a acessar redes com maior facilidade. A pesquisa abrangeu 190 países.
Na maior parte, os países têm uma rede extremamente social dominante, mas as estatísticas mostram alguns resultados interessantes em certos países onde a diversidade social-rede é um pouco mais significativa. Um desses países é a Estônia, país inovador e de alta tecnologia, onde a diversidade de redes sociais é notável em comparação com a maioria dos outros países. A Estônia tem uma alta representação tanto no Facebook quanto no Twitter, bem como redes mais regionais, como Odnoklassniki (rede social na Rússia e demais países da ex-URSS, com 45 milhões de usuários) e Vkontakte (popular em regiões da ex-URSS, Europa do Norte e parte do Oriente Médio, com 133 milhões de contas). Outros países, como Israel e Letônia, também mostram uma distribuição mais diversificada de visitas a diferentes redes sociais.
Entre os 194 milhões de usuários do Opera Mini, 50,6% visitaram o Facebook pelo menos uma vez em outubro, o que torna a rede social a mais popular dentro desse navegador. Ainda assim, existem diferenças significativas no uso de diferentes redes sociais globalmente. Em todos os países pesquisados, uma rede geralmente está no topo com a maior parte dos usuários. Outras redes sociais ficam com fatias menores da base de usuários. Para surpresa geral, o país que está no topo de visitação mensal ao Facebook, via Opera Mini, é Macau, onde mais de 90% de todos os usuários visitam a rede pelo menos uma vez por mês. E, outra surpresa, no topo da lista de visitantes do Twitter, o Paraguai é líder.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra