Veículos Mais Admirados em nova fase
Pesquisa adota mudanças na metodologia e na amostra; Veja, Globo, Estadão, CBN, Google e GNT são líderes
Pesquisa adota mudanças na metodologia e na amostra; Veja, Globo, Estadão, CBN, Google e GNT são líderes
Eliane Pereira
3 de dezembro de 2012 - 12h41
A inclusão de uma fase qualitativa, a aglutinação dos atributos analisados e a qualificação da amostra de profissionais pesquisados são as principais novidades da edição 2012 da pesquisa Veículos Mais Admirados, realizada pelo Grupo Troiano de Branding e pela Qualibest para o Meio & Mensagem. O Índice de Prestígio da Marca (IPM) foi mantido, mas como os atributos usados no seu cálculo foram modificados, o novo índice não permite comparação direta com antigos resultados.
Atestando a consistência da evolução proposta pelo novo modelo, Rede Globo, CBN e Veja continuam liderando a lista de veículos mais prestigiados pelo mercado publicitário, como em todas as edições passadas. O Estado de S.Paulo, GNT e Google figuram nas primeiras posições em relação a seus respectivos meios (veja quadro abaixo).
A lista inicial dos veículos pesquisados, com 196 títulos, foi elaborada pelo corpo editorial de Meio & Mensagem e submetida ao crivo dos participantes da pesquisa na fase qualitativa. Aqueles referendados pela mostra passaram para a fase quantitativa, que definiu os IPMs.
Renovação
Em 2012, os organizadores da pesquisa decidiram iniciar uma nova fase na condução do estudo. “Não se trata simplesmente de um ajuste técnico, mas de uma forma renovada de tratar do mesmo tema: o quanto o mercado profissional valoriza veículos de comunicação pelo prestígio de que suas marcas desfrutam”, afirma Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding.
Uma das principais orientações que pautaram este novo modelo de trabalho foi a profunda mudança no perfil da amostra. A partir de agora, as entrevistas se concentram em executivos do primeiro ou segundo escalão de agências e anunciantes. Devido a essa nova composição, a quantidade de contatos foi reduzida de cerca de mil para 200 profissionais, todos envolvido nas decisões de investimento em geral e de mídia, em particular.
Em relação aos atributos analisados, os nove quesitos utilizados anteriormente foram aglutinados em seis que, do ponto de vista estatístico, são os mais relevantes: conteúdo editorial ou de programação; atitude criativa; credibilidade editorial; competência do atendimento comercial; eficácia publicitária; e capacidade de inovação.
A revisão da amostra permitiu ainda a realização de uma inédita análise complementar, de caráter qualitativo e motivacional. Essas indicações serão detalhadas na edição especial Veículos Mais Admirados, que circula em janeiro.
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