Caros Amigos substitui toda redação
Equipe que entrou em greve foi desligada da empresa nesta segunda-feira, 11
Equipe que entrou em greve foi desligada da empresa nesta segunda-feira, 11
Nathalie Ursini
11 de abril de 2013 - 6h34
A equipe jornalística da revista Caros Amigos, publicada pela Editora Casa Amarela, que entrou em greve na última sexta-feira 8 para protestar contra “a precarização do trabalho, baixos salários, e recente ameaça de cortes” foi completamente desligada da editora. Wagner Nabuco, diretor-geral, explica que após a quebra de confiança, de ambos os lados, seria impossível continuar com o mesmo quadro de colaboradores.
Os jornalistas que entraram em greve criaram uma página no Facebook para divulgar o ocorrido. Em “Redação da Caros Amigos em Greve”, a equipe formada por 11 jornalistas explicou que tal medida foi inevitável. “Nós, integrantes da equipe de redação da revista Caros Amigos, responsáveis diretos pela publicação da edição mensal, o site Caros Amigos e as edições especiais e encartes da Editora Casa Amarela, denunciamos a crescente precarização das nossas condições de trabalho, seja pela ausência de registro na carteira profissional, o não recolhimento das contribuições do FGTS e do INSS, e, agora, o agravamento da situação pela ameaça concreta de corte da folha salarial em 50%, com a demissão de boa parte da equipe.”, diz o comunicado publicado na página da internet.
Nabuco explica que assim como as demais revistas no Brasil, a Caros Amigos também vem sofrendo queda no mercado, principalmente por não contar com anúncios do setor público. Vale lembrar que a editora possui dívidas fiscais acumuladas desde o ano 2000 e por esse motivo não pode receber verba pública. Ainda de acordo com ele, ao convocar a empresa para explicar que a situação financeira estava com problemas e apresentar sua solução, a redação foi a única a tomar uma medida tão drástica. “Fui surpreendido na sexta (8) por uma carta. Não tive tempo de conversar com ninguém, quando fui à redação eles já haviam ido embora, levado todos os pertencer pessoais e criado uma página na internet”, lamenta. E continua: “Meu objetivo sempre foi, é e será, entregar uma revista com qualidade aos leitores do Brasil. Para fazer isso, a partir de então, precisarei reduzir gastos, se não, não há revista”. Para o diretor-geral, a retração da receita publicitária tornou a situação quase insustentável. “Para uma revista pequena qualquer queda é um problema complicado”, afirma.
Agora, Nabuco está focado em desenhar a nova redação para a revista Caros Amigos. Apesar disso, garante que a edição de março chegará às bancas no próximo dia 15 e que a edição de abril será fechada no fim deste mês, normalmente.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra