Assinar

Circulação de revistas cai 5,5% em 2012

Buscar

Circulação de revistas cai 5,5% em 2012

Buscar
Publicidade
Mídia

Circulação de revistas cai 5,5% em 2012

Meio enfrenta período difícil, com retração dos números em todas as categoriais - semanais, quinzenais e mensais - e também em todas as faixas de preços


18 de abril de 2013 - 12h46

O ano de 2012 não foi difícil para o meio revista somente pela queda do faturamento publicitário, conforme revelam os resultados do Projeto Inter-Meios. Em termos de circulação, as publicações também enfrentam uma maré turbulenta. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 18, pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), a circulação média das revistas brasileiras caiu 4,6% em 2012.

O resultado mostra um ritmo de queda que vem se desenhando há algum tempo. No ano anterior (2011), o meio também enfrentou dificuldades, mas ainda assim conseguiu encerrar o ano com um pequeno crescimento de 0,3%. Agora, os dados do IVC mostram que todas as categorias do título – semanais, quinzenais e mensais – apresentaram queda em sua circulação.

Segundo o instituto, as publicações quinzenais foram as que mais recuaram: 9,7% de queda na circulação. As revistas mensais tiveram sua circulação reduzida em 6,1% enquanto as semanais recuaram 3,6%. A venda avulsa também teve uma forte queda, diminuindo 8,9% em 2012 enquanto as assinaturas também caíram, recuando 1%. 

Na classificação por preços, a queda em circulação também aparece em todas as faixas. A maior perda aconteceu nos títulos semanais, com valor até R$ 5 (caíram 6,8%). Já entre os títulos semanais com valor superior a R$ 5, a queda foi um pouco menor: 1,9%. Entre as revistas mensais, aquelas cujo preço de capa varia entre R$ 5 e R$ 10 tiveram uma queda de 8,4% em sua circulação. As publicações mensais que custam mais de R$ 10 e as que custam menos de R$ 5 também tiveram queda de 6,7% e 0,7% em sua circulação, respectivamente.

De acordo com a opinião do presidente do IVC, Pedro Silva, os números negativos devem-se, parcialmente, à ausência dos dados das edições digitais das publicações, que ainda não são enviados ao Instituto. Segundo o IVC, no balanço de 2012 estão contabilizadas apenas as informações das edições digitais das revistas Veja e Seleções.

Atualização: o título e alguns dados dessa notícia foram alterados após o IVC divulgar um comunicado, informando que houve uma revisão dos números apresentados e que os percentuais anteriormente divulgados estavam incorretos.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Itaú e CazéTV fecham parceria para cocriação de conteúdo por 3 anos

    Itaú e CazéTV fecham parceria para cocriação de conteúdo por 3 anos

    Acordo envolve cocriação de conteúdos originais, além de presença nas transmissões da Fifa, conteúdos proprietários, branded content e novos modelo

  • Guia do Brasileirão, da Placar, tem naming rights da Betano

    Guia do Brasileirão, da Placar, tem naming rights da Betano

    Pela primeira vez na história, publicação esportiva negocia seu nome com uma marca