Yahoo compra Tumblr por US$ 1 bilhão
Negócio é um dos maiores da multinacional desde a aquisição do Flickr em 2005 e representa mais um passo em seu processo de rejuvenescimento
Negócio é um dos maiores da multinacional desde a aquisição do Flickr em 2005 e representa mais um passo em seu processo de rejuvenescimento
Meio & Mensagem
20 de maio de 2013 - 12h51
Confirmando rumores da semana passada, o Yahoo acertou no final de semana a compra do Tumblr por US$ 1,1 bilhão. O anúncio oficial foi postado na manhã desta segunda 20 no novo blog da empresa de Sunnyvale já hospedado no serviço recém adquirido, em texto assinado pela CEO Marissa Mayer – a executiva também aproveitou para criar um endereço próprio.
O Tumblr é uma plataforma de blog criada em 2007 que privilegia o design e a rapidez na postagem de imagens e gifs, pelos quais se tornou famosa. Possui em média 300 milhões de unique visitors e 120 mil novos assinantes por dia, numa rede que recebe cerca de 900 posts por segundo, ou 75 milhões por dia.
Seu criador e atual CEO, David Karp, permanece na função. O Yahoo espera que a aquisição aumente sua audiência em 50%, para mais de um bilhão de visitantes únicos ao mês (atualmente tem 700 milhões), e aumente o tráfego através de seus sites em aproximadamente 20%.
As empresas também deverão trabalhar juntas no desenvolvimento de oportunidades de propaganda. Só em 2012 o Tumblr criou uma equipe de vendas entre seus mais de 170 funcionários, mas deve se beneficiar agora do expertise, da tecnologia e da máquina de marketing do Yahoo para estimular os negócios.
A aquisição – considerada uma das maiores desde a compra do Flickr em 2005 – vem num conjunto de movimentações da empresa para aumentar engajamento, que se fortaleceu após a chegada de Marissa à presidência. Desde um novo design até a promoção e produção de festivais de música, a marca Yahoo tem destacado sua presença e reconquistado um espaço que parecia destinado ao ostracismo após perder terreno para o Google (era o principal serviço de buscas antes da empresa de Larry Page e Sergey Brin decolar). O Yahoo vem num crescente desde março de 2012, quando estava em crise e anunciou um de seus últimos cortes drásticos, fechando 2012 com receita de US$ 4,98 milhões. As ações da empresa operavam em alta na abertura desta segunda, numa média de US$ 26,6.
Com informações do Advertisement Age.
Compartilhe
Veja também
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome