Brasil tem metade do mercado latino de VOD
São 1,1 milhão de usuários, que podem chegar a 13 milhões até 2017, segundo pesquisa do instituto Dataxis
São 1,1 milhão de usuários, que podem chegar a 13 milhões até 2017, segundo pesquisa do instituto Dataxis
Meio & Mensagem
3 de julho de 2013 - 11h54
Os serviços de vídeo on demand (VOD) crescem num ritmo de 50% ao ano no Brasil, devendo atingir 13 milhões de assinantes até 2017. A projeção é de pesquisa recente divulgada pelo instituto Dataxis, que também comparou índices nacionais com os do mercado latino-americano.
Em 2011, o Brasil tinha 310 mil usuários e no ano passado chegou a 1,1 milhão, o que representa metade do mercado do continente. A estimativa é de que 2013 se encerre com 2,48 milhões e, até o final de 2014, sejam 4,2 milhões. O índice é superior à previsão de crescimento em países como México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela.
Em volume de compra ou aluguel via VOD, os brasileiros fizeram pouco mais de 21 milhões de aquisições em 2012. A projeção de salto de transações deve saltar para 48,7 milhões neste ano. Isso inclui filmes, séries, shows e eventos esportivos, entre outros, oferecidos por marcas como ClaroVideo, Now e Netflix.
A previsão de crescimento para toda a América Latina é de 2,25 milhões de assinaturas registradas em 2012 para 27,19 milhões até 2017 – crescimento de 1108%. Nesse ritmo e com o incremento de outros mercados, o share brasileiro deve ficar em cerca de 48,3%. Em termos de receita, o mercado de VOD, que em 2013 representa cerca de US$ 730 milhões no continente, pode chegar a US$ 4,33 bilhões em cinco anos.
Segundo o instituto, há espaço para crescimento, já que nos EUA cerca de 80% dos 190 milhões de internautas já assinam algum serviço de VOD. A pesquisa da Dataxis envolveu sete mercados da América Latina, onde foram consultadas as principais operadoras desse tipo de conteúdo em cada país.
Compartilhe
Veja também
SBT reunirá fãs da antiga versão de Chiquititas em programa especial
Emissora fará especial com elenco da novela exibida em 1997 e convida público para participar; produção será exibida no streaming +SBT
Netflix vende todos os anúncios para jogos de Natal da NFL
FanDuel e Verizon serão os patrocinadores dos primeiros jogos de NFL ao vivo da plataforma de streaming