YouTube faz 1ª parceria com TV no Brasil
Com o Programa Eliana, do SBT, rede social busca engajar a sua audiência; formato da Endemol irá procurar novos fenômenos da web
Com o Programa Eliana, do SBT, rede social busca engajar a sua audiência; formato da Endemol irá procurar novos fenômenos da web
Bárbara Sacchitiello
12 de agosto de 2013 - 4h02
Pela primeira vez, o YouTube firma uma parceria de conteúdo com uma emissora de TV aberta no Brasil, com o objetivo de ampliar a visibilidade e o tráfego de seu conteúdo por diversas mídias. Junto com o Programa Eliana, do SBT, a rede de compartilhamento de vídeos fará o “Fenômenos do YouTube”, um concurso aberto ao público que dará espaço para diversos talentos da web.
De acordo com Juliana Algañaraz, diretora geral da Endemol Brasil, o formato foi inspirado no YouTube Secret Talents, projeto desenvolvido na Alemanha, pela produtora de formatos. “Na Alemanha, o concurso foi feito somente no YouTube e gerou uma grande repercussão. Pensamos que, no Brasil, com o apoio da TV aberta, a expectativa é de um sucesso ainda maior”, aposta ela.
“Esse é um projeto que une quatro grandes marcas de entretenimento. A participação do SBT é muito importante nesse contexto porque a emissora é uma contadora de histórias e tem uma grande bagagem na criação de conteúdo. Ao oferecer a nossa plataforma, conseguimos ampliar o engajamento em torno do assunto”, argumenta Álvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube.
Ao articularem o projeto – um concurso no qual as pessoas podem demonstrar seus talentos e habilidades por meio de vídeos postados na rede social – YouTube e Endemol foram atrás de um parceiro que pudesse ser a ponta televisiva do projeto e, rapidamente, surgiu o nome da apresentadora Eliana. “Temos nos dedicado a inserir as redes sociais e a internet cada vez mais em nosso programa. Sempre incentivamos a participação do público pelo Twitter e, há algum tempo, criamos o quadro ‘Famosos da Internet’, cuja proposta é bem parecida com a desse projeto. Recebemos com muito entusiasmo a proposta do YouTube e da Endemol”, conta Ariel Jacobowitz, diretor do Programa Eliana.
Na web e na telinha
A abertura das inscrições para o concurso será anunciada no dia 25, no programa da apresentadora. “Essa iniciativa é muito moderna. Muitas pessoas acham que a internet pode prejudicar a audiência da TV, mas nós sempre pensamos o contrário”, argumenta Eliana, que neste mês de agosto comemora 25 anos de carreira.
Primeiramente, o público será convidado a postar vídeos, de até dois minutos de duração, mostrando suas habilidades e talentos, sempre em tom de humor. Esses vídeos ficarão hospedados em um canal do Programa Eliana, dentro do YouTube, e poderão ser assistidos e curtidos pelo público diariamente. As filmagens que fizerem mais sucesso na rede social serão exibidas aos domingos, no programa do SBT. As mais criativas serão selecionadas pelo público espectador.
Após algumas etapas eliminatórios, o programa fará uma “final”, para eleger o grande Fenômeno do YouTube – que será exibida ao vivo, no Programa Eliana e também pelo canal na rede social. O júri será composto por convidados do programa e também por celebridades que ficaram famosas na internet. O autor do vídeo premiado ganhará um prêmio de R$ 50 mil.
O YouTube e o SBT ainda não definiram o tempo exato de duração do concurso. De acordo com a Endemol, o formato abre espaço para a inserção de anunciantes, que poderão exibir sua marca tanto no YouTube como também no SBT.
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