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Relembre 10 fenômenos da web em 2013

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Relembre 10 fenômenos da web em 2013

Meio & Mensagem reuniu dez fatos que tiveram destaque na internet neste ano


17 de dezembro de 2013 - 2h57

Lulu, rei do camarote, a carteirada da blogueira da Capricho e as frases do Félix. O ano de 2013 foi repleto de fenômenos da web. Relembre abaixo o que foi destaque na internet neste ano, na seleção elaborada por Meio & Mensagem

#NotaAltaNoLulu

O que acontece quando um grupo de mulheres se reúne para avaliar ex-namorados e pretendentes? Uma chuva de comentários divertidos, ácidos e interessados. E se essa classificação fosse feita de forma pública em um aplicativo para smartphones? Em novembro, o app Lulu virou febre no Brasil ao possibilitar que garotas dessem notas e atribuíssem hashtags a rapazes que já passaram por suas vidas, ou por aqueles pelos quais nutrem algum desejo. O Lulu dividiu opiniões:­ houve quem se divertisse, mas parte dos enquadrados pela plataforma se revoltou. Houve vingança. Durante semanas, desenvolvedores anunciaram a criação do Tubby, aplicativo que supostamente permitiria aos homens a avaliação da performance sexual de mulheres. Depois de muita especulação, descobriu-se que a revanche era uma pegadinha viral encabeçada pelo blogueiro Cid Não Salvo. O objetivo? Conscientizar os internautas para não tratar as pessoas­ como objetos.
 

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Funk invade a publicidade

Apesar do sucesso com o público, o gênero encontra resistência em algumas camadas da sociedade. Essa barreira foi superada na publicidade. Neste ano, diversos anunciantes deram uma chance ao estilo musical. Em abril, a Mercedes-Benz surpreendeu ao promover a nova versão do Classe A ao som de Passinho do Volante, do grupo MC Federado e os Leleks. Naldo, famoso por Amor de Chocolate, ficou semanas no primeiro lugar das paradas. A Meio & Mensagem, em março, garantiu “representar a classe C brasileira” e afirmou estar aberto a propostas para tornar-se garoto-propaganda. Menos de um mês depois, ele assinou com a 9ine. Naldo já estrelou ações para Claro, Duracell e Extra. Outra a se dar bem é Anitta, do hit-chiclete Show das Poderosas. A cantora tornou-se embaixadora da Nike no Brasil e assinou coleções para Grendene e Marisa, além de protagonizar filmes para Tele Sena e Olla.
 

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A ascensão da Dilma Bolada

“Eta presidenta brincalhona”, “Divei”, “Isso é Dilmais”. Quem acompanha a Dilma Bolada nas redes sociais está acostumado aos bordões instituídos pelo perfil fake que imita a presidente Dilma Rousseff no Twitter, no Facebook e no YouTube. Nome por trás da personagem, o carioca Jeferson Monteiro, de 23 anos, colhe os louros do sucesso da empreitada iniciada em 2012. Em abril, o perfil foi escolhido como o melhor uso de redes sociais no Brasil pelo Prêmio Shorty Awards,­ que contou com jurados como o ator Charlie Sheen e Steve Wozniak, cofundador da ­Apple. Em setembro, em uma estratégia traçada pelo Palácio do Planalto e Twitter, Dilma Bolada “encontrou” com Dilma Rousseff, que reativou sua conta na rede social. Na ocasião, a verdadeira presidente aproveitou para elogiar Monteiro e enaltecer a brincadeira. “Eu rio muito. A vida sem humor fica muito pesada.”
 

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So many “Dumb ways to die”

Campanhas de prevenção de acidentes costumam ser sombrias e até impopulares. Nada disso, no entanto, se aplica à “Dumb ways to die” (Formas idiotas de morrer, em tradução livre), criada pela McCann Melbourne para o metrô local. A mistura de morte e fofura viralizou ao unir três elementos-chave: bom humor sobre um tema espinhoso — os acidentes na companhia de trens —, animação e uma música que cola na cabeça. A ação faturou cinco GPs no Festival de Cannes de 2013. Como se isso não bastasse, o vídeo rendeu uma série de paródias ao redor do mundo. O metrô da Inglaterra se inspirou em “Dumb ways” para alertar para acidentes. Uma versão carioca da canção também foi criada. O filme alerta para os riscos oferecidos por jogos no Engenhão, surfe no trem e balas perdidas. Um usuário também aproveitou o lançamento do popular game GTA para apresentar uma paródia. O vídeo mostra jeitos estúpidos de morrer na nova versão do jogo.
 

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Mas a carne é Friboi?

A cena poderia acontecer em qualquer supermercado. Uma dona de casa pede ao açougueiro um quilo de carne. Mas no comercial da Lew’Lara\TBWA, de repente, a mulher é surpreendida pelo ator Tony Ramos, que faz a pergunta: a carne é Friboi? A campanha feita para popularizar a marca do Grupo JBS tornou-se um dos mais irresistíveis memes de 2013, além de conquistar um resultado de vendas que justificou a indicação da Friboi ao Caboré na categoria Anunciante.

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A carteirada da blogueira 

As redes sociais costumam ser palco de muitas reclamações sobre empresas, serviços e produtos. O que seria mais uma queixa no Facebook tornou-se assunto nacional em julho. A estudante Giovana Ferrarezi estava na fila de uma balada em São Paulo e, segundo o desabafo, pediu para entrar e dar uma olhadinha na festa. Sem pagar. O argumento era simples: “sou blogueira da Capricho”. O pedido foi negado e Giovanna foi alvo de brincadeiras da recepcionista da boate, que teria questionado se a revista não havia acabado. A revolta da “personalidade da web” viralizou e foi o estopim para uma série de brincadeiras e memes na web.
 

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Playboy por uma boa causa

Chiquinho Scarpa é conhecido por ser um homem de gostos nada módicos. Ainda assim, causou indignação uma postagem do playboy no Facebook em que anunciava o enterro de seu Bentley Continental, avaliado em R$ 800 mil. “Vou enterrar meu tesouro no meu palácio”, brincou, à época. A extravagância gerou críticas pelas redes e assunto em programas de TV, jornais e portais. Repórteres se reuniram na casa de Scarpa para a transmissão do sepultamento do veículo. A excentricidade, porém, fazia parte de uma estratégia da Leo Burnett Tailor Made para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. No evento, um cartaz estampava “Absurdo é enterrar algo muito mais valioso do que um Bentley: seus órgãos”.
 

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Félix, de vilão a mocinho

Quando a novela Amor à Vida estreou na Globo, em maio, o jogo já estava ganho. Depois das trapalhadas da antecessora Salve Jorge, a trama que conta a história de disputa de poder e dinheiro da família Khoury tinha tudo para alavancar a audiência. O folhetim confirmou as expectativas. Mais que isso: alçou o vilão Félix, vivido por Mateus Solano, ao posto de queridinho do público. Com uma interpretação na medida e frases tão esquisitas quanto engraçadas, como “devo ter dançado tango na Santa Ceia”, os trejeitos afetados e a conduta questionável, o personagem caiu no gosto dos telespectadores. Uma semana após a exibição do primeiro capítulo da novela, o perfil no Facebook Felix Bicha Má já havia angariado milhares de fãs. Entre as postagens, conselhos, fotos e ironias sobre o dia a dia. Tudo do jeitinho que o herdeiro do Hospital San Magno aprovaria.
 

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O rei da palhaçada

A rotina de endinheirados já foi contada por muitos veículos. Mas a história de Alexander de Augusto Almeida, o milionário da zona leste que gasta R$ 30 mil em uma balada, foi além. Depois de sair na capa da Veja São Paulo e estrelar um vídeo com os dez mandamentos para se tornar um rei do camarote, entre eles muitas mulheres para agregar valor, Almeida viu sua vida tornar-se um inferno com especulações sobre seus gastos e a origem de seu dinheiro. Até a publicação do Grupo Abril foi colocada em dúvida por leitores e internautas, que não acreditaram que a reportagem fosse verídica. Para adicionar mais lenha à fogueira, a história foi “invadida” por alguns especialistas em trollagem, como Wagner Martins, o Mr. Manson. Seria o Rei do Camarote uma farsa montada para vender exemplares? A especulação foi tão grande que a revista precisou confirmar o que já era esperado. Por mais bizarro que pareça, Alexander não é um produto inventado pela mídia, mas sim mais um dos personagens reais da noite paulistana.
 

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Miley Cyrus quer causar

Miley Cyrus tirou o ano para causar. A atriz e cantora decidiu dar uma guinada na carreira e deixar para trás o tempo do seriado Hannah Montana. A ex-queridinha dos estúdios Disney adotou looks mais sexy, com fendas e transparências. A virada definitiva aconteceu no VMA, da MTV, quando apresentou uma coreografia absolutamente ousada, ao lado do cantor Robert Thick e mostrou a língua, em cena que se repetiu em outros momentos. Depois foi a vez do lançamento do clipe de Wrecking Ball. No vídeo, vestida apenas de calcinha e regata, Miley sensualiza com correntes e bolas de ferro. Em 24 horas, o filme somou 20 milhões de visualizações e bateu o recorde da plataforma Vevo. Se a ousadia de Miley não teve limites, a zoeira de internautas também não. Uma série de paródias se espalhou pela web. Em uma delas, até o ator Nicolas Cage interage com a cantora.
 

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