YouTube e RioFilme firmam parceria
Iniciativa, que terá verba de R$ 1,5 milhão para projetos, beneficiará empresas cariocas visando ampliar a produção de conteúdo digital
Iniciativa, que terá verba de R$ 1,5 milhão para projetos, beneficiará empresas cariocas visando ampliar a produção de conteúdo digital
Teresa Levin
12 de abril de 2014 - 6h14
O YouTube e a RioFilme anunciaram nesta quarta-feira, 12, uma parceria para apoiar a produção de conteúdo para a internet. A linha de Produção de Conteúdo para Mídias Digitais foi divulgada durante o primeiro dia do RioContentMarket, evento promovido pela ABPITV no Rio de Janeiro. A iniciativa envolverá um investimento total de R$ 1,5 milhão por parte da RioFilme, com um teto de R$ 100 mil por projeto.
“A produção de conteúdo para internet é uma das principais portas de entrada de novos talentos e de novas produtoras no cenário audiovisual carioca”, afirmou Sérgio Sá Leitão, diretor-presidente da RioFilme. A partir de 14 de abril, produtoras estabelecidas no Rio poderão se inscrever para participar do processo público de seleção.
A ideia é que a parceria gere a produção de ao menos 52 episódios por ano, com duração e temática livres. Eles serão exibidos semanalmente numa plataforma digital a ser escolhida pela produtora. Parte da verba será reservada para projetos realizados por Pontos de Cultura, majoritariamente situados na Zona Norte e na Zona Oeste do Rio.
"No YouTube há inúmeros exemplos de criadores brasileiros que encontraram na plataforma uma maneira de viabilizar sua produção e transformá-la em negócio. É muito gratificante ver o Rio de Janeiro liderando uma iniciativa que vai continuar estimulando o empreendedorismo digital”, comentou Alvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube Brasil.
Capacitação
Como parte da parceria, o YouTube oferecerá a partir de abril um programa de capacitação para mais de 350 cariocas. Entre os módulos do programa estão coordenar as diferentes etapas de produção do conteúdo para internet (desenvolvimento / produção / finalização / comercialização), definir um público-alvo e uma estratégia de maximização da audiência, e estudar em detalhes casos de sucesso de outros canais brasileiros e internacionais.
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