Página conta histórias de moradores de SP

Buscar

Página conta histórias de moradores de SP

Buscar
Publicidade

Mídia

Página conta histórias de moradores de SP

Dois jovens lançam a versão brasileira do Humans of New York, perfil norte-americano que relata o cotidiano dos habitantes da Big Apple


21 de agosto de 2014 - 5h00

Quando começou o Humans of New York, blog que registra imagens e histórias de pessoas aleatórias da Big Apple, o fotógrafo norte-americano Brandon Stanton, de 30 anos, estava desempregado e só queria saber mais sobre os cidadãos. Impulsionado pelo sucesso de sua página no Facebook, curtida atualmente por mais de sete milhões de pessoas, Stanton ficou famoso e viu seu projeto ser replicado em diversas partes do mundo.

Inclusive no Brasil, que desde junho conta com o Humanos de São Paulo, blog liderado por Paula Simões e Rodrigo Quartarone, dois estudantes da capital paulista, que compartilham o propósito do criador norte-americano: retratar os habitantes da cidade e divulgar suas histórias. “Admiramos o projeto original e tivemos a ideia de adaptá-lo”, explica Quartarone, de 20 anos, aluno do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Uma das primeiras fotos produzidas deixou a dupla chocada e certa de que, de formas diferentes, todos têm algo a dizer. “Antes da Copa do Mundo, uma senhora estava distribuindo panfletos no centro. Os folhetos falavam sobre “o apito final”, uma espécie de apocalipse que, supostamente, aconteceria durante o Mundial”, recorda Quartarone.

Ao se aproximarem das pessoas nas ruas, os dois responsáveis pela página explicam o projeto e gravam todas as entrevistas. O Humanos São Paulo tem conquistado engajamento, mas encontra ressalvas. “Alguns desistem de participar quando mencionamos que a foto será postada também em nossa fan page no Facebook”, afirma Quartarone. Para evitar recusas, os perfis preferidos são de pessoas aparentemente tranquilas e em momentos de relaxamento.

wraps

Recentemente, Paula esteve nos Estados Unidos e tentou agendar uma entrevista com o fundador do Humans of New York, mas Stanton havia embarcado numa viagem de 50 dias para retratar cidadãos de todo o mundo, a convite da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado é uma delicada e diferenciada cobertura, que acontece em países do Oriente Médio e tem sido elogiada por veículos de renome, como o The New York Times, que no dia 18 de agosto publicou um extenso perfil de Stanton.

À semelhança do norte-americano, um spin off também não é descartado pela dupla brasileira. “Pensamos em fazer uma road trip pelas cidades vizinhas. É tudo muito recente, mas queremos encontrar novos personagens e, quem sabe, criar um documentário”, afirma Quartarone.

Parcerias com marcas também não estão descartadas, desde que não atrapalhe o foco do projeto. “Dessa maneira seria mais fácil irmos para lugares diferentes e explorarmos outras plataformas também.” 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital