Inter-Meios corrige crescimento para 7,8%
Por distorções do sistema, relatório divulgado anteriormente foi reajustado; mercado cresceu 7,85% de janeiro a outubro de 2014
Por distorções do sistema, relatório divulgado anteriormente foi reajustado; mercado cresceu 7,85% de janeiro a outubro de 2014
Meio & Mensagem
23 de janeiro de 2015 - 2h41
O projeto Inter-Meios verificou os números referentes ao mês de outubro, que haviam sido divulgados anteriormente pelo Meio & Mensagem, e identificou algumas distorções. Por conta de problemas no sistema, o relatório anterior continha algumas informações incorretas, que já foram corrigidas no site oficial do Projeto Inter-Meios.
O mercado publicitário brasileiro faturou 7,85% mais entre janeiro e outubro de 2014 do que no mesmo período do ano anterior. Dados do Projeto Inter-Meios mostram que, no acumulado do ano, os veículos brasileiros faturaram um total de R$ 27,777 bilhões. Na comparação isolada entre outubro de 2014 e o mesmo mês do ano anterior, no entanto, houve uma queda de 6,53% no total do faturamento.
TV por assinatura e Mídia Exterior continuam sendo os dois meios com maior crescimento de faturamento em 2014. O primeiro chegou ao mês de outubro com aumento de 34,2% no faturamento na comparação com os dez primeiros meses de 2013. Já Mídia Exterior conseguiu ampliar seu faturamento publicitário em 25,3%.
Rádio, TV Aberta e Cinema continuaram em ritmo de crescimento no acumulado do ano, com aumento de 3,9%, 11,9% e 6,9% em seu faturamento, respectivamente.
Registraram queda entre janeiro e outubro de 2014 os meios Guias e Listas (-32,1%), Jornal (-10,4%) e Revista (-15,3%).
Internet
O meio Internet registrou uma queda de 13,5% no acumulado do ano, na comparação com o período de janeiro a outubro de 2013. Comparando o faturamento do mês de outubro de 2014 com o mesmo mês do ano anterior observa-se uma retração ainda maior: de 62,8% no faturamento publicitário da internet.
É importante ressaltar que, desde julho de 2014, seis grandes portais interromperam o repasse mensal de informações de suas receitas publicitária à PriceWaterHouseCoopers (PwC), empresa responsável pela auditoria do Projeto Inter-Meios. São eles: Globo.com, iG, MSN, Terra, UOL e Yahoo. Veja no gráfico a participação (share) de cada meio no bolo publicitário brasileiro:
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