Audiovisual: R$ 22,2 bilhões do PIB em 2013
Estudo da Ancine e do IBGE aponta que o setor representou 0,54% da economia nacional, no período
Estudo da Ancine e do IBGE aponta que o setor representou 0,54% da economia nacional, no período
Meio & Mensagem
12 de novembro de 2015 - 3h26
Em 2013, o audiovisual representou 0,54% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que representa contribuição de R$ 22,2 bilhões para a economia brasileira no período.
Os dados são do primeiro levantamento feito em parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anunciado pela diretora da Ancine, Rosângela Alcântara, durante o TelasFórum desta semana.
O estudo de valor adicionado pelo setor, divulgado na quarta-feira, 11, mostra que houve crescimento real de 4,1% em relação ao ano de 2012. Entre 2007 e 2013, quando os dados começaram a ser coletados, o aumento foi de 65,8%.
O relatório é dividido em segmentos: na TV paga, a participação das operadoras no valor adicionado do setor foi de 37,5% em 2013. Programadoras e outras atividades registraram 12,2% de participação. No período entre 2007 e 2013, o segmento de exibição cinematográfica obteve expansão de 1,6% para 3%.
TV aberta, comércio varejista e atividades de produção e distribuição, no entanto, caíram nesses seis anos. Na TV aberta, a queda foi de 63,7% para 44,2%. O comércio, que inclui o aluguel de fitas de vídeo e DVDs, tinha 0,5% de participação e passou a ter, em 2013, 0,3%. Segmentos de produção e pós-produção (3,1% para 2,3%) e distribuição (0,8% para 0,4%).
Embora tenha registrado queda na participação, a TV aberta permanece líder em volume de contribuições, com valor adicionado bruto de R$ 9,8 bilhões. Operadoras de TV paga aparecem na sequência, com R$ 8,4 bilhões.
Para o estudo, onze atividades são consideradas integrantes do setor audiovisual. O relatório adota como referência Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE).
Compartilhe
Veja também
Novo canal, Times | CNBC quer falar do “dono da pizzaria ao da fintech”
CEO do conselho de administração e líder do projeto, Douglas Tavolaro acredita que nova emissora, que estreia domingo, 17, pode ajudar a popularizar os assuntos de negócios
Supercopa Desimpedidos remodela formato para se aproximar do público
Com versão 100% ao vivo, NWB escolheu Mercado Livre Arena Pacaembu para receber torcida e equipes de transmissão