Como vencer na era do varejo movido a dados
O fluxo sanguíneo dos dados e da ciência de dados é essencial para varejistas que querem sobreviver às rápidas transformações das experiências de consumo e prosperar na nova era do varejo movido a dados
O fluxo sanguíneo dos dados e da ciência de dados é essencial para varejistas que querem sobreviver às rápidas transformações das experiências de consumo e prosperar na nova era do varejo movido a dados
Não é novidade que o setor varejista passa atualmente por transformações incríveis. Ainda assim, eventos recentes têm gerado novas perguntas e indicações sobre o que vem por aí. A compra da Whole Foods pela Amazon, por exemplo, levou o mercado a questionar que varejistas online se tornarão supermercadistas com lojas físicas, em uma inversão do que tradicionalmente se perguntava (que supermercadistas tradicionais se tornarão varejistas online?). Em uma escala ainda maior que a da Amazon, a Alibaba, de Jack Ma, está combinando negócios online com agressivos investimentos no varejo físico. Sua rede de lojas Hema, em rápida expansão na China, incorpora esse conceito do “novo varejo”, com a integração do online, offline, logística e dados em uma única cadeia de valor.
O principal ativo nessa equação é o uso de dados transacionais de compras realizadas nas lojas físicas. Como Alibaba e Amazon já perceberam, para realmente entender os clientes é preciso contar com dados online e offline – e os dados das transações físicas valem ouro. Varejistas do mundo tradicional dos supermercados têm um grande ativo de dados, que, se for utilizado da forma correta, pode ser usado para obter uma vantagem competitiva. Não se trata de disrupção digital, e sim de disrupção de dados. Os varejistas que irão vencer serão aqueles que adotarem uma abordagem de negócios focada em dados, que colocam o consumidor em primeiro lugar.
Mas não é fácil competir na corrida pelos dados. É preciso construir uma cultura movida a dados e assegurar que seu negócio conte com uma sólida estratégia nesse sentido. Por estar trabalhando há 28 anos com varejistas em todo o mundo, a dunnhumby tem uma boa perspectiva sobre o que é preciso fazer para ter sucesso no setor a partir de ações de marketing movidas a dados.
Estes são nossos 6 princípios do que é preciso fazer para ser um varejista movido a dados:
O papel dos dados no sucesso do varejo já está muito além da metáfora do “data is the new oil”. O fluxo sanguíneo, o oxigênio – você escolhe como chamar – dos dados e da ciência de dados é essencial para varejistas que querem sobreviver às rápidas transformações das experiências de consumo e prosperar na nova era do varejo movido a dados.
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