Quem já confirmou presença no SXSW 2018
Melinda Gates, Barry Jenkins, de Moonlight e Susan Wojcicki, CEO do YouTube, são alguns dos nomes confirmados
Melinda Gates, Barry Jenkins, de Moonlight e Susan Wojcicki, CEO do YouTube, são alguns dos nomes confirmados
7 de fevereiro de 2018 - 14h00
Um dos eventos internacionais que têm ganhado atenção crescente dos brasileiros, o South by Southwest acontece entre 9 e 18 de março em Austin, no Texas (EUA). A organização do evento já anunciou os principais destaques de sua 25ª edição, e, a cada semana, são anunciados novos palestrantes e artistas. Confira alguns dos grandes nomes que vão estar em Austin durante as conferências Interactive, Film e Music.
Tecnologia
Mais focado em negócios e tecnologia, o SXSW Interactive terá palestrantes nas áreas de marketing, programação, design, futuro inteligente, startups, entre outros subtemas. Profissionais de destaque do Vale do Silício e de grandes empresas de tecnologia serão palestrantes e mentores do evento, entre eles Melinda Gates, ex-funcionária da Microsoft e cofundadora da Fundação Bill e Melinda Gates; o vice-presidente de software da Apple, Eddy Cue; o CEO da Dell, Michael Dell; a engenheira de software do Google Chen Shay; e o sócio da Microsoft Tim Allen, entre outros.
Assuntos quentes: as possibilidades da tecnologia quântica, as fronteiras entre a ficção científica e a realidade tecnológica, robôs e blockchain.
Entretenimento e audiovisual
O SXSW Film é a parte do evento dedicada à indústria do audiovisual, tendências para filmes e séries e revelação de novos talentos e storytelling experimental. Esta seção do festival vai receber profissionais e artistas de peso como o diretor vencedor do Oscar Barry Jenkins (Moonlight), a atriz e roteirista Lena Dunham (Girls); o diretor de Star Wars VIII: The Last Jedi, Rian Johnson; o produtor e diretor Spike Lee; o diretor Darren Aronofsky, (Cisne Negro e Mãe!); Lisa Joy, criadora de Westworld; e Kelley Dixon, roteirista de Breaking Bad.
Assuntos quentes: formatos e estruturas de roteiro para a geração mobile first, tendências de distribuição de conteúdo na era do binge watching e modelos de financiamento com novos players do mercado.
Plataformas e veículos
As plataformas e veículos de comunicação estarão presentes em peso em diferentes sessões do SXSW. Susan Wojcicki, CEO do YouTube; Hieu Ho, executivo de desenvolvimento do BuzzFeed; Setfon Blom, líder de estratégia e conteúdo do Spotify, são apenas alguns dos palestrantes. Na área de notícias e negócios de jornalismo, profissionais como Nikole Hannah Jones, repórter investigativa do The New York Times, e Ben Alamar, diretor de sports analytics da ESPN, estão entre os confirmados.
Assuntos quentes: o mundo dos podcasts, a criação de um ciclo de conteúdo real-time nas redes sociais, tendências para a televisão pós- TV a cabo, o jornalista humanoide com a chegada dos robôs.
Música
Além do festival com apresentações de novas bandas e artistas que estão despontando na música, o SXSW terá programação exclusiva voltada para negócios de música. Estão confirmados palestrandes como Lyor Cohen, Global Head of Music no YouTube; Julien Benatar, engenheiro de software da Pandora; Konrad Dantas, dono do canal Kondzilla; Brooke Eplee, vice presidente de negócios da Vevo; e Ted Suh, head de licenciamento do Musical.ly.
Assuntos quentes: parcerias de artistas com marcas, desenvolvimento de estratégia junto aos fãs, a redefinição da carreira de um artista com a ajuda de dados.
Design
Dentro do SXSW Interactive, há um conjunto de palestras destinado ao design, com painéis com Jody Medich, diretora de design da Singularity University; Belmer Negrillo, líder de UX do Facebook; Dennis Sartorello, da Ford; e Jill Nusbaum, do Instagram.
Assuntos quentes: a interferência da Inteligência Artificial no trabalho dos designers, como criar trabalhos que atravessam culturas para audiências globais; o impacto dos bots e interfaces interativas no design.
Cidades, impacto social e saúde
O SXSW também tem sessões dedicadas às cidades e mobilidade, saúde e iniciativas de impacto social. O prefeito de Londres, Sadiq Khan; o diretor de healthcare da McKinsey, Dan Chuparkoff, ; o astronauta e engenheiro da NASA Laland Melvin; Nikhil Goel, do programa de aviação da Uber; e Bryce Olson, diretor de marketing global da divisão de saúde da Intel, já estão confirmados no evento.
Assuntos quentes: táxis voadores; o futuro da medicina com a automação; a ciência e a ficção científica por traz da ideia de mortalidade; como a tecnologia está reconstruindo as cidades.
Workplace
A programação voltada para tendências no ambiente de trabalho será parte da sessão Workplace, que já tem confirmados palestrantes como Chip Conley, consultor de liderança e hospitalidade do Airbnb; Marne Levice, COO do Instagram; Anirban Kundu, CTO do Evernote; Rachel Williams, head de diversidade e inclusão do Yelp, e Tom Ward, vice-presidente de operações digitais do Walmart.
Assuntos quentes: A era do trabalho sem idade; o impacto real da automação sobre a força de trabalho; a criação de uma cultura organizacional inclusiva.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário