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Artplan começa a recrutar funcionários às cegas

Para garantir a diversidade na equipe, agência adota modelo de recrutamento que ignora nome, gênero, estado civil e redes sociais do candidato


28 de maio de 2018 - 16h02

Artplan adota novo modelo de contratação em parceria com a Empregare.com (Crédito: Divulgação)

Uma iniciativa do Comitê de Diversidade da Artplan dá origem a um novo modelo de contratação na agência. A partir de agora, a empresa passa a selecionar candidatos às cegas com o intuito de promover mais diversidade na equipe.

Em parceria com a Empregare.com, software de recrutamento e seleção inteligente, a agência remove as seguintes informações do currículo ao anunciar uma vaga: nome, gênero, foto, estado civil, idade, endereço, redes sociais, instituição da formação acadêmica e dos cursos extracurriculares, nome e porte da empresa na experiência anterior e número de filhos.

Após essa primeira fase, os selecionados são encaminhados para as demais fases do processo, como testes situacionais e de competências, para somente então chegar à fase de entrevistas por telefone ou presenciais.

De acordo com o presidente da Artplan Rodolfo Medina, o time de gestão das pessoas irá garantir o suporte necessário para que o processo seja bem-sucedido. “É uma forma de inclusão muito mais justa e que irá ampliar o nosso leque de opções, além de tornar nosso ambiente de trabalho ainda mais saudável e diverso”, diz ele, em comunicado.

A Empregare.com criou um selo de garantia aos candidatos de que o recrutador em questão irá receber candidatos sem informações que possam ser caracterizadas como discriminatórias. A plataforma disponibilizará essa opção de recrutamento a todas as empresas interessadas.

Com essa mudança, a Artplan espera novos desafios para a identificação de talentos. O método de contratação é uma política pública em alguns países europeus como a França, onde vigora uma lei que obriga companhias com mais de 50 funcionários a adotarem o recebimento do currículo às cegas. Multinacionais como Deloitte e HSBC adotam a prática.

O Comitê de Diversidade da agência também está trabalhando em processo de mapeamento do Censo Artplan, que pretende medir com exatidão a diversidade em sua equipe de 400 pessoas, para que a agência possa evoluir na questão. Os próprios funcionários da Artplan já abordaram a questão há alguns meses, vide o projeto Dear Publicidade People, que foi apresentado não somente nos escritórios da agência, mas em muitas outras empresas do País.

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