IoT é a inovação mais atraente para executivos brasileiros
Pesquisa da Thomson Reuters, em parceria com a Live University, também mostra que blockchain, data science e inteligência artificial são tecnologias em alta no Brasil
IoT é a inovação mais atraente para executivos brasileiros
BuscarIoT é a inovação mais atraente para executivos brasileiros
BuscarPesquisa da Thomson Reuters, em parceria com a Live University, também mostra que blockchain, data science e inteligência artificial são tecnologias em alta no Brasil
Luiz Gustavo Pacete
12 de dezembro de 2018 - 10h29
A Internet das Coisas, IoT na sigla em inglês, é o grupo de inovações mais atraente a executivos brasileiros. A constatação é de um estudo da Thomson Reuters, em parceria com a Live University.
O levantamento considerou a resposta de 300 executivos e especialistas brasileiros sobre adoção de tecnologias em suas respectivas áreas de atuação. A pesquisa foi feita no início do segundo semestre deste ano. Das citadas, IoT aparece com 31,3% da preferência.
Em seguida estão blockchain com 30,9%, data Science, 29,8%, e inteligência artificial e aprendizado de máquina citados por 29,2% dos entrevistados. Criptomoedas como bitcoin, que costumam aparecer em alta nos apontamentos de tendências, não entusiasmaram os entrevistados sendo citadas por 1,9% dos participantes.
Um dos questionamentos do estudo foi sobre as razões que levam os executivos a utilizarem em suas empresas esse tipo de inovação tecnológica. Entre as respostas estão: aumento da eficiência, 27%; melhorias da governança e compliance, 20%; padronização de processos, 19%; redução do risco de fraudes, 18% e aumento da competitividade, 15%.
FORMAKERS E8: IOT
Dos entrevistados, 83% apontam que novas vagas surgirão em seus departamentos em relação à chegada de inovações, 97% creem que essas inovações vão alterar a maneira de se trabalhar positivamente, 42% disseram que buscam formas de aumentar os investimentos na área da tecnologia.
Apesar do otimismo em relação ao tema, o maior obstáculo apontado pela pesquisa é a especialização dos profissionais, apenas 17% acreditam que seus funcionários são capazes de utilizarem as inovações.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário