Classes baixas alavancam consumo de itens básicos
De acordo com estudo da Kantar, atacarejo é o canal de compras preferido dos consumidores, que têm buscado produtos básicos com maior valor agregado
Classes baixas alavancam consumo de itens básicos
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BuscarDe acordo com estudo da Kantar, atacarejo é o canal de compras preferido dos consumidores, que têm buscado produtos básicos com maior valor agregado
Depois de um período de retração do consumo no primeiro semestre de 2018, as classes C, D e E alavancaram o varejo de itens básicos, de acordo com o mais recente estudo Consumer Insights, da Kantar Worldpanel, divulgado nesta quarta-feira, 9. O relatório é relativo ao terceiro trimestre de 2018. Além das classes mais baixas, as regiões do leste, interior do Rio de Janeiro e Nordeste foram as que mais contribuíram para a retomada do consumo de itens básicos e de rápido consumo.
O principal canal de compras para itens desta categoria foi o atacarejo. Em seguida, estão o varejo tradicional e a venda porta a porta, embora tenham perdido um pouco de espaço em relação ao estudo anterior. Nas cestas dos consumidores, destacam-se itens perecíveis e produtos de mercearia doce.
A Kantar apontou ainda um aumento no consumo de alimentos com maior valor agregado, que trazem praticidade e alimentação mais prazerosa. Segundo a pesquisa, cerca de 27% dos consumidores compram por prazer. O principal item básico comprado “por prazer” é o leite fermentado, mas, entre os produtos mais sofisticados, consumidores também afirmam gostar de comprar leite em pó, batata congelada, pão industrializado, massa fresca e azeite.
Quando o assunto é alimentação fora do lar, o critério principal para decisões de consumo é o sabor da comida, de acordo com 50% da base de consumidores mapeados pela Kantar.
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