Indicadas ao Caboré, agências falam sobre processos de renovação
Na disputa pelo troféu da categoria neste ano, AlmapBBDO, DM9 e Gut investiram em novas frentes de trabalho, contratação de lideranças e aprimoramento de equipes
Indicadas ao Caboré, agências falam sobre processos de renovação
BuscarNa disputa pelo troféu da categoria neste ano, AlmapBBDO, DM9 e Gut investiram em novas frentes de trabalho, contratação de lideranças e aprimoramento de equipes
Caio Fulgêncio
22 de outubro de 2024 - 6h14
Não é novidade que as agências, constantemente, evoluem suas competências para se manterem relevantes. Essa evolução, obviamente, responde à demanda crescente por resultados mensuráveis, personalização e adaptação rápida às mudanças de comportamento dos consumidores, que se dividem em múltiplos canais e plataformas de comunicação.
Apostas recentes em novas verticais ou estruturamento de áreas existentes para atender essa complexidade é característica das três empresas indicadas ao Caboré 2024 na categoria Agência do Ano.
Um dos investimentos da DM9 tem sido na atração de lideranças como vice-presidentes, diretores executivos e outros líderes de variadas frentes. “A criação de um time que entende e compartilha da missão de criar ideias impossíveis de serem ignoradas, que gerem conversa e conversão, foi essencial para o movimento de transformação e destaque no mercado”, explica Pipo Calazans, CEO da empresa.
A DM9 é uma das agências que mais ganharam o troféu do Caboré na história da premiação, com seis vitórias nos anos de 2006, 2003, 1996, 1994, 1993 e 1991. A empresa também concorreu em 2009 e 1998. Esta é a primeira vez que a agência entra na disputa após o retorno da marca, em 2022.
Calazans conta que houve incrementos importantes em conteúdo, com foco em garantir que as campanhas conseguissem entrar na cultura de forma relevante. Além disso, há investimentos nas áreas de experience e inteligência artificial (IA), tanto para o desenvolvimento de novos produtos quanto para aprimorar processos internos.
A AlmapBBDO, também na lista das maiores empresas ganhadoras, coleciona quatro corujas (nas edições de 2010, 2008, 2004 e 1997) e concorreu outras dez vezes ao prêmio, desde o ano de 1980. Filipe Bartholomeu, presidente e CEO, explica que, em 2024, a Almap investe, principalmente, na aceleração da frente de martech, especializada em projetos com impacto no demonstrativo de perdas e lucros dos clientes por meio da tecnologia.
“Seguimos expandindo a área de dados, que conta com 120 pessoas com foco real time-business em insights e desenvolvimento de algoritmos proprietários, além de comércio eletrônico e inteligência artificial generativa (GenAI)”, explica. Outra frente é o recém-lançado Lab Humanidades, voltado para estudos de comportamento, branding e inovação.
A terceira agência na corrida pelo Caboré é a Gut, que disputa o troféu da coruja pela segunda vez — a primeira foi em 2021. Alessandra Visintainer, managing director da empresa, diz que, neste ano, a atenção se voltou, especialmente, para a formação do departamento de growth, cujo objetivo é integrar abordagem estratégica aos negócios, assim como já acontece com o departamento
de criação.
“Temos um crescimento orgânico exponencial, mas estamos focando ainda mais em novos clientes e formatos de remuneração. Também criamos a Gut Design, vertical focada em construir marcas do zero e revitalizar as que já existem”, acrescenta a diretora.
Internamente, de acordo com Alessandra, ocorreram várias chegadas e promoções de lideranças, como a contratação de Luiz Arruda como chief business officer (CBO), justamente, para liderar o growth, bem como a promoção de Francine Pellacani a head da área.
Entre os novos clientes estão Poise, marca da Kimberly-Clark com foco em mulheres que convivem com escapes de urina; e Botik, de cuidados faciais, do Grupo Boticário, que já integrava a carteira da Gut.
No que diz respeito a prêmios, somente no Festival Internacional de Criatividade de Cannes deste ano, a equipe de São Paulo levou para casa 1 Grand Prix, 6 Leões de Prata e 4 de Bronze. Alguns destaques foram os cases “Handshake Hunt”, para o Mercado Livre, e “Respeita meu Capelo”, para Vult.
A AlmapBBDO, no decorrer de 2024, também contratou novos líderes, entre os quais estão Eduardo Lima, como diretor executivo de criação, em dupla com Rodrigo Adam. Além disso, promoveu João Gabriel Fernandes a chief strategy officer (CSO) e Rita Almeida ao comando da nova unidade de negócios Lab Humanidades.
De Cannes, a empresa trouxe para o Brasil, ao todo, 16 prêmios — 1 Grand Prix, 2 Ouros, 3 Pratas e 10 Bronzes. Dois dos projetos mais premiados e importantes foram “Gerações”, que reviveu Elis Regina para os 70 anos da Volkswagen no Brasil; e “Errata”, para Johnnie Walker, com a cantora Alaíde Costa.
Em termos de novos clientes, a agência começou a trabalhar full service com o Grupo Accor, funcionando como um hub para as Américas, além de cuidar da plataforma de reservas e experiências Accor Live Limitless. Ganhou, ainda, as contas do Grupo OLX, Amazon, CNBC e motos Yamaha.
Calazans acrescenta que também tem sido um ano relevante em relação às equipes da DM9. Dois novos vice-presidentes chegaram para integrar a diretoria executiva — Stephanie Campbell, como chief strategy officer (CSO), e Cleber Paradela, como vice-presidente de conteúdo e inovação. Além disso, 77 talentos foram contratados ao longo de 2024.
Assim como a AlmapBBDO, a DM9 conquistou 16 leões em Cannes (4 Ouros, 4 Pratas e 8 Bronzes). No hall de cases mais premiados, o executivo cita “Patrocínio Limpo”, para Consul; “Audience Delivery”, para o iFood; e “Wopper Island”, para Burger King. Na carteira de novos clientes estão as marcas Brastemp, Consul, Rexona e, mais recentemente, KFC.
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