As múltiplas narrativas das concorrentes ao Caboré de Produção
Planos de expansão e investimentos em novos negócios são agendas compartilhadas por Jamute, The Youth e Aventura
As múltiplas narrativas das concorrentes ao Caboré de Produção
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Renan Honorato
31 de outubro de 2024 - 6h15
Indicadas ao prêmio Caboré 2024 na categoria Produção, Jamute, The Youth e Aventura são exemplos da multiplicidade de formatos e linguagens do universo da produção e da transformação do mercado.
Com 30 anos de atuação, a Jamute surgiu num mundo em que todos os trâmites com agências e anunciantes eram compartilhados por fax, malas e aviões. O CEO da produtora, James Feeler, avalia que o estúdio renovou seus processos norteados pelo relacionamento saudável com o mercado e pela busca pelo timbre verdadeiro. Em 2019, a empresa curitibana abriu um escritório virtual nos Estados Unidos, em parceria com a Apex, e, desde então, a Jamute US ampliou as parcerias internacionais da produtora. Em 2022, junto com a AKQA, a Jamute fez parte da criação das faixas da “Here’s to the Lazy Ones”, comercial para Cutwater Spirits da Ab InBev, transmitido durante o Super Bowl.
As produtoras sempre lidaram com um mercado desafiador que, nos últimos anos, foi fortificado por unidades de produção dentro das agências. “Temos duas urgências no setor: a inteligência artificial (IA) e o núcleo de produção das agências. O negócio se dividirá entre um mercado de entrega e o mercado das trilhas de grande desempenho criativo. A IA é uma ferramenta para impulsionar os negócios”, comenta James.
As produtoras que quiserem conquistar seu espaço no mercado precisarão focar na criação de uma personalidade narrativa que as façam especialistas em determinada área. “Pela demanda enorme de versões de conteúdo, essas produtoras internas nas agências não são tão competitivas quando a criatividade é a principal veia do material. As linhas vão se borrar cada vez mais de quem é fornecedor e quem é concorrência, mas o importante do negócio é entender que nenhuma empresa consegue fazer tudo sozinha”, frisa o cofundador da The Youth, Eduardo Lubiazi.
Apesar de ter sido fundada há 13 anos, a The Youth se tornou uma produtora audiovisual independente em setembro deste ano. Anteriormente, a empresa foi representada pela Boiler, por três anos, e, depois disso, pela Stink, por sete anos. A produtora, também curitibana, foi fundada por Eduardo Lubiazi, João Machado e Yuri Maranhão. Em 2015, Carolina Cherobim entrou como a quarta sócia.
Segundo Lubiazi, os trabalhos internacionais e as premiações ampliam as oportunidades do negócio no setor audiovisual na medida que colocam as produtoras como referências globais de qualidade. Há dois anos, a empresa criou uma boutique de animação, efeitos especiais e pós-produção chamada Colossal. Recentemente, a The Youth foi responsável pelo trailer do seriado biográfico sobre Ayrton Senna da Netflix — Yuri Maranhão, inclusive, assumiu como diretor de fotografia da produção.
Fundada em 2008 por Luiz Calainho e Aniela Jordan, com foco inicial na produção teatral, espetáculos que podem ultrapassar R$ 5 milhões de investimento, a Aventura se especializou na produção de experiências e realizou mais de 40 produções, incluindo o musical sobre Elis Regina. “As agências começaram a perceber a grandiosidade dos espetáculos e que existe ali uma oportunidade de experiência e conexão. O musical é um veículo para apresentar essa jornada para o consumidor”, comenta Calainho.
Com a Aventurinha, a produtora verticalizou suas operações focadas no público infantil, e com a Aventura Corp concentrou suas parcerias com empresas. Durante o Rock in Rio Lisboa, por exemplo, a empresa realizou um espetáculo sobre a história do festival. Fechado em 2022, o Teatro Alfa entrou para a vertical de gestão de empreendimentos, a Aventura Venues, que já abarca o Teatro Riachuelo e o Teatro Adolpho Bloch, no Rio de Janeiro, e a Arena B3, em São Paulo. Em 2026, a expectativa é lançar o EcoVilla Ri Happy, espaço infantil gerenciado pela Aventurinha, no Rio de Janeiro, para São Paulo. Já até o primeiro trimestre de 2025 a empresa pretende consolidar sua quinta vertical de negócio focada em filmes e seriados musicais, a Aventura Imagem.
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