“Caboré te leva a Maravilhas”: a história por trás da campanha do prêmio em 2024
Pelo quinto ano consecutivo, BETC Havas desenvolve a campanha do Caboré, que, neste ano, faz um paralelo com o mundo mágico de Alice no País das Maravilhas
“Caboré te leva a Maravilhas”: a história por trás da campanha do prêmio em 2024
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Amanda Schnaider
2 de dezembro de 2024 - 8h17
Criada pela BETC Havas, para o Caboré 2024 — cuja cerimônia acontecerá nesta quarta-feira, 4, no Espaço Monte Líbano, em São Paulo — a campanha “Caboré te leva a Maravilhas” se inspira no mundo mágico de Alice no País das Maravilhas, fazendo um paralelo com a premiação.
“A história dela é uma jornada de autoconhecimento e de crescimento. É uma jovem que entra nesse mundo de um jeito e sai de outro. O Caboré é uma jornada também, mas profissional. Para chegar lá, você tem que ter passado por tudo”, destaca o diretor-executivo de criação (ECD) da agência, Marcelo Ribeiro.
O diretor explica ainda que, visto que a campanha teria mais de dez anúncios, seu conceito foi pensado para abranger uma série de histórias, que pudessem se desdobrar nessa quantidade de anúncios. Por isso, chegou-se na história da personagem criada por Lewis Carrol.
Além do paralelo com a própria premiação, Ribeiro enfatiza a semelhança entre a personalidade criativa, curiosa, corajosa e questionadora de Alice e as características principais dos profissionais da indústria de comunicação.
A estética psicodélica e surrealista da história de Alice no País das Maravilhas também foi um atrativo para a criação dessa campanha, justamente por permitir possibilidades mais interessantes visualmente, segundo o diretor.
Para a parte estética da campanha, a agência também apostou no uso da inteligência artificial generativa combinada com a inteligência humana. O ilustrador Leo Donfini fez os estudos preliminares, participou do conceito e da concepção estética da campanha que, posteriormente, foi alimentada com IA para dar origem a versões que, em seguida, foram alteradas e corrigidas por Donfini.
A BETC Havas já utiliza com frequência a inteligência artificial (IA) em seus processos internos, como para gerar storyboards e explicar uma ideia, porém, esse foi um dos primeiros projetos da agência que a tecnologia esteve presente no trabalho final.
Ribeiro revela que a agência optou pelo uso da IA por conta do ritmo de entrega das peças da campanha, que deveria ser semanal. “Foi naquele momento que decidimos que esse era o job ideal para testar, porque havia esse desafio de produção”, afirma. Apesar disso, enfatiza o trabalho humano dentro desse projeto, não apenas em parceria com a IA, mas na tipografia que foi toda feita à mão pelo ilustrador Mario Niveo, do estúdio Motorniveo.
Este é o quinto ano consecutivo que a BETC Havas desenvolve a campanha do Caboré. Em 2023, a tagline foi “A obsessão de muitos. A conquista de poucos”; em 2022, fazendo um paralelo com a Copa do Mundo, foi “Só craque vira figurão”; em 2021, foi “O futuro não é para amadores”; e em 2020, foi “Quem ganha, zera o jogo”.
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