Assinar

Profissional de Marketing: visionários e responsáveis por moldar o futuro das marcas

Buscar
Caboré

Profissional de Marketing: visionários e responsáveis por moldar o futuro das marcas

Indicados na categoria, Ionah Kochen, Marcel Sacco e Renata Gomide revelam como a inovação, o propósito e a conexão com o consumidor definem o sucesso em um cenário de constantes transformações


15 de outubro de 2024 - 6h00

Ionah (Nestlé), Marcel (BRF) e Renata (Grupo Boticário): responsáveis por mesclar criatividade, dados e propósito nos planos para suas marcas (Crédito: Divulgação)

Estrategistas de marcas, pioneiros na inovação e defensores do propósito, os finalistas do Caboré 2024 na categoria Profissional de Marketing, Ionah Kochen, Marcel Sacco e Renata Gomide, trazem ao centro do debate a evolução e a importância de suas funções em um mundo cada vez mais dinâmico.

Ionah Kochen, vice-presidente de marketing e comunicação da Nestlé Brasil, enfatiza a importância de uma abordagem multifacetada. Há 27 anos na companhia, na qual liderou divisões como a de Nutrição Infantil e Nestlé Health Science, ela acompanhou a evolução do setor de alimentos e do trabalho do profissional de marketing. “Manter a inovação enquanto preservamos um propósito claro, tanto com a sociedade quanto com nossos colaboradores, é sempre desafiador. Mas é essa combinação que permite às marcas crescerem estrategicamente e de forma ágil”, pontua. Para Ionah, o marketing vai muito além da promoção de produtos; ele deve estar intrinsecamente ligado à responsabilidade social e à personalização das estratégias de comunicação.

Na BRF, Marcel Sacco, chief growth officer, destaca o papel transformador que o marketing exerce não apenas sobre os consumidores, mas dentro das próprias empresas. “Precisamos ser ágeis e flexíveis para nos mantermos relevantes em um cenário de mudanças constantes. As redes sociais e o universo digital exigem transparência e consistência, enquanto a sociedade demanda mais responsabilidade social e ambiental.” O profissional – que foi vice-presidente e gerente-geral para a América Latina da The Hershey Company, atuou como sócio e CEO do grupo de agências Holding Clube e esteve no marketing de empresas como Cadbury, Parmalat, Bauducco, Ceval e Telefônica – ainda ressalta que o marketing deve conectar marcas e consumidores através de ações que transcendem o comercial e promovem um impacto positivo e ético.

Já Renata Gomide, vice-presidente de marketing do Grupo Boticário, explora a necessidade de uma visão abrangente e estratégica que coloque o comportamento do consumidor no centro das decisões. “Hoje, o marketing exige um social listening apurado para entender as necessidades e desejos dos consumidores. Além disso, precisamos cultivar equipes multidisciplinares, com repertórios diversos, para criar campanhas inovadoras e relevantes.” Renata vê o desafio como uma oportunidade empolgante para impulsionar a inovação e o crescimento no setor. Renata teve uma passagem de cinco anos no Grupo Pão de Açúcar (GPA) e migrou para a beleza, primeiro, com Eudora, depois como diretora de marketing e vendas de Quem Disse, Berenice?. Em março de 2021, passou a ser responsável por todas as marcas do Grupo Boticário.

Em meio a um cenário de rápidas transformações tecnológicas e sociais, os três profissionais reforçam a ideia de que o marketing atual deve unir criatividade, dados e propósito para moldar o futuro das marcas e gerar valor, tanto para os negócios quanto para a sociedade. Um movimento alimentando o outro.

Publicidade

Compartilhe