Africa Creative lidera ranking brasileiro de finalistas
Agência tem 48 chances de Leões das 228 somadas pelo Brasil nas 20 competições do Cannes Lions que divulgaram seus shortlists até este domingo
Africa Creative lidera ranking brasileiro de finalistas
BuscarAgência tem 48 chances de Leões das 228 somadas pelo Brasil nas 20 competições do Cannes Lions que divulgaram seus shortlists até este domingo
Alexandre Zaghi Lemos
15 de junho de 2025 - 15h19
Case “One Second Ads”, da Africa Creative para Budweiser, é finalista em quatro áreas: Audio & Radio, Media, Direct e Social & Creator (Crédito: Reprodução)
A Africa Creative é a agência brasileira com mais chances de conquistar Leões até agora na 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade, que começa oficialmente nesta segunda, dia 16, e vai até sexta, dia 20, em Cannes, na França. No total, o evento tem 30 áreas de premiações, das quais 20 já divulgaram seus finalistas.
Neste domingo, dia 15, o evento divulgou shortlists de 12 competições, nas quais o Brasil soma 128 chances de Leões. Até o sábado, dia 14, outras oito áreas já haviam divulgados seus finalistas, com 65 chances para o Brasil. Veja todos os finalistas brasileiros das áreas já divulgadas mais abaixo.
O case “One Second Ads”, da Africa Creative para Budweiser, incluído entre as apostas brasileiras para o festival, concorre em quatro áreas. Já era finalista em Audio & Radio, que divulgou seu shortlist no sábado, e, neste domingo, apareceu nas listas de Media, Direct e Social & Creator.
Após a Africa Creative, o ranking de agências brasileiras com mais chances de Leões forma seu top 5 com: DM9 (26), Gut (22), VML (18) eLePub (17).
No total, 28 agências brasileiras aparecem nos 20 shortlists já divulgados. Além disso, a The Walt Disney Company Brasil e a ESPN Brasil também têm projetos nos shortlists.
As áreas que divulgaram seus shortlists nesse domingo, 15, foram as seguintes, com as respectivas chances de Leões do Brasil: Design (13), Digital Craft (11), Direct (36), Entertainment (7), Entertainment for Gaming (4), Entertainment for Music (5), Entertainment for Sport (12), Industry Craft (10), Media (30), PR (9), e Social & Creator (26). A competição de Film Craft também divulgou shortlist, mas sem nenhuma menção ao Brasil.
As chances de Leões são diferentes do total de menções nos shortlists porque, na hora de conceder os prêmios, os júris de Cannes agrupam as peças de uma mesma campanha que estejam concorrendo na mesma subcategoria.
Agências brasileiras e as chances de Leões de cada uma delas:
1ª Africa Creative (48)
2ª DM9 (26)
3ª Gut (22)
4ª VML (18)
5ª LePub (17)
6ª Artplan (13)
7ª Grey (12)
8ª AlmapBBDO (11)
9ª Droga5 (9)
10ª AKQA (6)
10ª BETC Havas (6)
12ª DPZ (5)
12ª Publicis Brasil (5)
14ª David (4)
15ª Leo Brasil (3)
15ª Lew’Lara\TBWA (3)
15ª Talent (3)
15ª Tech and Soul (3)
19ª Atenas (2 com LePub e 1 com Africa Creative)
19ª CP+B (2)
19ª WMcCann (2)
19ª The Walt Disney Company Brasil (2, sendo um junto com a ESPN Brasil)
19ª Ogilvy (2)
24ª Cappuccino (1)
24ª Druid Creative Gaming (1)
24ª Euphoria Creative (1)
24ª Galeria (1)
24ª MRM (1)
24ª Wieden+Kennedy (1)
Em Film Craft, Innovation e Pharma não houve finalistas inscritos por agências brasileiras
Compartilhe
Veja também
Le Pub e New Balance também enfrentam polêmica no Cannes Lions
Case “Followers Store”, que propôs a pré-venda de camisas do São Paulo FC, tem dados questionados; marca se exime de reponsabilidade e agência promete investigação
Alvos de polêmica: veja os cases da DM9 excluídos do Cannes Lions
Além de "Economia Eficiente de Energia", para Consul, agência devolveu Leões de trabalhos que abordavam a presença de microplásticos no sangue humano e a causa do povo Yanomani