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Análise: Dissecando o Mobile Lions 2018

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Cannes

Análise: Dissecando o Mobile Lions 2018

Para Léo Xavier, CEO da Pontomobi, esta é uma categoria em transição no Festival de Criatividade de Cannes


22 de junho de 2018 - 3h45

Por Léo Xavier, CEO da Pontomobi

Léo Xavier (crédito da foto: Divulgação/Alexandre Severo)

Mobile entra 2018 não somente como protagonista no mundo digital, mas também como a plataforma que mais cresce em investimentos publicitários globalmente, sendo que se projeta que ultrapassará o volume destinado à TV até final desse ano.

Quando pensamos no maior festival de criatividade do mundo, Mobile ganhou maioridade em 2012, quando se tornou uma categoria com vida própria, saída da costela do finado Cyber Lions.

Se no ano passado, os principais Leões da categoria apontavam um caminho indo além dos aplicativos para smartphones (com destaques para VR, chatbots e IoT), podemos dizer que este ano a categoria aponta um momento de transição do papel do mobile na comunicação, deixando de ser um mero apêndice para se deslocar para o centro de campanhas e iniciativas mais estruturadas.

Logo, surgem muitas ideias baseadas nas principais plataformas digitais e sociais, que hoje se apresentam mobile-first ou mesmo mobile-only. Facebook, Instagram, Google, Twitter e Snapchat, são morada de boa parte das ideias mais premiadas e reconhecidas pelas bandas da Riviera Francesa.

Segundo o presidente do júri, Jay Morgan da The Monkeys, “Mobile Lions celebram a criatividade orientada a dispositivos, projetada para plataformas portáteis. Trabalhar onde um hand-held ou wearable é parte integrante da ideia e permite aspectos-chave da execução.”

Este ano, foram distribuídos 43 Leões: 1 Grand Prix, 9 Ouros, 12 Pratas e 21 Bronzes.

Para massagear nosso ufanismo, o Brasil abocanhou o GP, com um projeto da Grey para o Reclame Aqui, repetindo o feito de 2014, quando a FCB e Nivea levaram o prêmio máximo. Em 7 anos, 2 GPs para o Brasil. Nada mal, certo? 🙂

Após analisar todos os Leões, selecionei aqui (em ordem de preferência) as 10 melhores peças:

1. “Detector de Corruptos”, da Grey para Reclame Aqui

https://www.youtube.com/watch?v=ccc811WUjRE

Patriotismo colocado de lado, é notável o case que levou o GP. Do ponto de vista técnico, apresenta uma sofisticada solução de reconhecimento facial com níveis altíssimos de assertividade, o que é – em si – um enorme desafio. Do ponto de vista criativo, é uma ferramenta que atende os mais urgentes anseios de toda população brasileira, especialmente nesse ano de eleições: identificar facilmente os políticos que têm ficha suja. Brilhante!

Premiações: 1 GP, 1 Gold Lion e 1 Bronze Lion.

2. “My Line (Powered by Google)”, da MullenLowe SSP3 Bogotá para Ministério da Comunicação e Tecnologia da Colômbia

Todo poder à voz. Estamos no exato momento pré-tsunami da voz como novo interface na relação homem-máquina. Se no mês passado o Google deixou meio mundo boquiaberto com seu Duplex, o My Line pode ser encarado como o contraponto exato do poder transformador da voz associada à inteligência artificial.

Vale notar que Google levar leão em Mobile já é quase um clássico, afinal a gigante de Mountain View é invariavelmente um dos protagonistas na premiação, já tendo levado inclusive um GP por uma campanha para Coca-Cola.

Premiações: 2 Gold Lions e 1 Silver Lion.

3. “Data in Dollars”, da Goodby Silvertein & Partners San Francisco para Xfinity Mobile

Sem dúvida alguma, a mais inteligente campanha publicitária mobile-first que já vi. Aqui tem tudo: entendimento de contexto, uso criativo de formato, integração com plataforma, segmentação smart (qual rede, qual operadora, qual target). São elementos possíveis apenas no ambiente mobile (que não custa lembrar, é 3/4 de todo digital). Um mega case para inspirar agências e anunciantes a como fazer publicidade digital na nova era mobile-first. Um milhão de aplausos!

Premiação: 1 (mísero) Bronze Lion 🙁

4. “Astronaut Reality Helmet”, da McCann New York para National Geographic

Por mais que VR tenha grande destaque em todo Palais desde 2016, fato é que vemos poucos projetos e cases realmente estruturados com a nova plataforma. Por isso, esse grandioso projeto merece destaque: uma experiência incrível em VR, combinada com um IoT (capacete) e presença super contextualizada em planetários e museus de ciência.

Premiação: 1 Silver Lion 1 Bronze Lion.

5. “The Paralympic Network”, da BBDO Toronto para o Comitê Paralímpico Canadense

Com a popularização dos smartphones, especula-se há algum tempo qual seria o grande evento esportivo a ter sua lógica de transmissão redefinida pelo poder de captura e transmissão de conteúdos na mão das pessoas. É exatamente sobre isso esse projeto. Dada a baixíssima cobertura televisa dedicado aos jogos Paralímpicos, a BBDO de Toronto criou para o Comitê Paralímpico uma plataforma que deu poder ao público para transmitir conteúdos ao vivo dos jogos, gerando um efeito multiplicador incrível e garantindo recordes de audiência para o evento. Link para case no site de Cannes aqui: https://www.lovethework.com/entries/506601#assets.

Premiação: Silver Lion

6. “#TrollingIsUgly”, da Adam&EveDDB de Londres para CyberSmile

O cyber bullying é uma epidemia que aflige milhões de pessoas (especialmente betweens e teens) globalmente. Colocar uma luz sobre este tema e promover um movimento de auto-aceitação foram os objetivos dessa campanha muito bem executada, que faz ótimo uso do Stories no Instagram.

Premiação: 1 Gold Lion, 1 Silver Lion e 1 Bronze Lion.

7. “Football Pen”, da Havas Düsseldorf para Radio.De

Verdade que o case tem contornos de Organizações Tabajara, mas vale o destaque pela abordagem inovadora em IoT e, principalmente, pela aplicação da condução de som pelos ossos. Como quase tudo em Cannes, é importante termos um tanto de abstração da real viabilidade e nos lançarmos sobre outras aplicações das ideias.

Premiação: 1 Bronze Lion.

8. “Invisible Friends”, da WhiteGrey Melbourne para Missing Persons Advocacy Network

Uma abordagem renovada e inteligente para ajudar no drama de pessoas desaparecidas. Se nos anos 80, as caixas de leite eram uma canal para pulverizar a causa, essa iniciativa “hackeia” o algoritmo de reconhecimento facial do Facebook. Simples e eficiente.

9. “What You Missed”, da R/GA New York para Verizon

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Mais um case que mostra um ótimo uso das plataformas. Nesse caso, o Twitter. Além disso, trata-se também de um grande exemplo de real-time marketing bem feito. Ao cruzar palavras referentes a problemas com rede de competidoras durante transmissão do jogos da NBA, a Verizon enviava twits com resumo de jogadas, além de convocar o lendário Karrem Abdul Jabbar para mandar recados na rede social. Aqui link do case no site de Cannes: https://www.lovethework.com/entries/506464#assets.

Premiação: 1 Bronze Lion.

10. A grande bobagem do ano: “SelfieSTIX”, da Colenso BBDO Auckland para Pedigree

Com todo respeito que merece o corpo de jurados, não posso deixar passar a grande bobagem dentre os premiados: o case SelfieSTIX da Pedigree, que levou um Gold Lion. Essa não deu para entender…

Tem muito mais coisa que vale a pena ser conhecida. Aqui está a lista com todos 43 Leões. Recomendo também ver outras peças inscritas. Então, corre lá no site de Cannes e passe uma tarde se divertindo e se inspirando.

Santé!

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