Brasil chega a Cannes com 2.037 concorrentes
Participação nacional cresce 5,5% em relação ao ano passado; total de inscritos no festival sobe 6% e atinge 26.992 trabalhos
Brasil chega a Cannes com 2.037 concorrentes
BuscarParticipação nacional cresce 5,5% em relação ao ano passado; total de inscritos no festival sobe 6% e atinge 26.992 trabalhos
Alexandre Zaghi Lemos
16 de junho de 2023 - 8h52
O Brasil enviou à 70ª edição do Festival Internacional e Criatividade de Cannes, que acontece de 19 a 23 de junho, 107 inscritos a mais que no ano passado. Serão 2.037 concorrentes em 2023, o que significa um aumento de 5,5% nas inscrições de trabalhos nacionais. Em 2022, foram 1.930.
O País se mantém como terceiro maior participante em número de peças inscritas, atrás apenas dos Estados Unidos, que enviaram 7.303 trabalhos, e do Reino Unidos, com 2.201 peças. Os três primeiros países somados respondem por 43% do total de inscritos.
No total, são 26.992 trabalhos concorrentes enviados por 86 países, o que significa alta de 6% em relação a 2022. A organização do Cannes Lions comemora, sobretudo, o aumento de 18% no total de inscrições feitas diretamente pelas empresas anunciantes, o que demonstra o interesse dos executivos de marcas e suas empresas no evento – embora a grande maioria dos inscritos ainda seja enviada pelas agências.
Em seu ano de estreia, a área de Entertainment for Gaming atraiu 609 inscritos, sendo 62 do Brasil.
Em algumas áreas, o crescimento foi bem maior que a média de 6%, como em Creative Business Transformation, que avançou 59% em seu terceiro ano; em Creative Strategy, que teve aumento de 35%; em Creative Commerce, com alta de 25%; e em Brand Experience & Activation, com 16% mais inscritos.
Apesar de ressaltar a alta nos números de inscritos na comparação com o ano passado, a organização do Cannes Lions sabe que não dá mais para voltar a patamares pré-pandemia, época em que o festival estava bastante inflado. O recorde de inscrições totais é de 2016, quando concorreram 43.101 cases.
O Brasil registrou seu recorde de cases concorrentes em 2013, quando enviou 3.477 inscrições. Não por acaso, 2013 é também a edição que marca o maior número de Leões conquistados pelo mercado nacional no evento: foram 115 troféus.
Ou seja, assim como na maioria dos festivais de criatividade, no Cannes Lions o total de prêmios conquistados está diretamente ligado ao número de inscrições feitas. Em 2013, o Brasil foi responsável por 9,7% das inscrições totais. Agora, em 2023, responde por 7,5% do total.
As áreas em que o Brasil tem maior peso são Entertainment for Sport (16,1%), Social & Influencer (12,9%) e Entertainment for Music (12,1%).
Confira, a seguir, o total de concorrentes brasileiros em cada uma das 30 competições do Cannes Lions 2023 e o peso do País em cada uma delas:
Prêmios | Concorrentes Brasileiros | Percentual do País no Total de Inscritos |
Brand Experience & Activation | 175 | 7,9% |
Creative B2B | 34 | 7,6% |
Creative Business Transformation | 23 | 9,1% |
Creative Commerce | 51 | 10,9% |
Creative Data | 40 | 9,6% |
Creative Effectiveness | 25 | 8,6% |
Creative Strategy | 32 | 4,1% |
Design | 60 | 6,1% |
Digital Craft | 26 | 4,2% |
Direct | 213 | 11% |
Entertainment | 53 | 6,8% |
Entertainment For Gaming | 62 | 10,2% |
Entertainment For Music | 53 | 12,1% |
Entertainment For Sport | 98 | 16,1% |
Film | 54 | 2,9% |
Film Craft | 35 | 2% |
Glass | 15 | 8,1% |
Health & Wellness | 84 | 6,5% |
Industry Craft | 56 | 5,8% |
Innovation | 9 | 5,9% |
Media | 169 | 9,1% |
Mobile | 29 | 8,3% |
Outdoor | 162 | 8,4% |
Pharma | 2 | 0,6% |
PR | 117 | 7,3% |
Print & Publishing | 51 | 6,3% |
Radio & Audio | 49 | 6,8% |
Social & Influencer | 189 | 12,9% |
Sustainable Development Goals | 61 | 8,8% |
Titanium | 10 | 5,7% |
Total | 2.037 | 7,5% |
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