Brasil chega a Cannes com 2.066 concorrentes
Participação brasileira tem leve alta de 1,4%, ante oscilação negativa de 0,9% no total de inscrições de cases
Brasil chega a Cannes com 2.066 concorrentes
BuscarParticipação brasileira tem leve alta de 1,4%, ante oscilação negativa de 0,9% no total de inscrições de cases
Alexandre Zaghi Lemos
15 de junho de 2024 - 4h55
O Brasil é novamente o terceiro maior concorrente no Cannes Lions, com 29 inscrições a mais que no ano passado.
A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade, que acontece oficialmente na semana que vem, de 17 a 21 de junho, tem 2.066 concorrentes brasileiros, o que significa um aumento de 1,4% no envio de trabalhos nacionais ao festival. Em 2023, foram 2.037.
No total, o evento teve oscilação negativa de 0,9% no total de inscrições, que em 2024 somam 26.753 concorrentes. No ano passado, foram 26.992. Segundo os organizadores, apesar da queda na soma final, neste ano houve aumento de 6% nas inscrições feitas diretamente pelas marcas e de 31% nas enviadas por empresas de mídia social.
Os Estados Unidos enviaram 7.224 inscrições e o Reino Unidos, 2.120 peças. Os três primeiros países somados respondem por 42,6% do total de inscritos – o que representa estabilidade em relação ao ano passado, quando esse índice foi de 43%.
Entretanto, a maioria das peças inscritas sequer entra nas salas dos júris em Cannes. Nas últimas semanas, os jurados votaram remotamente em uma triagem que praticamente define os shortlists das 30 competições que compõem o prêmio, sendo que 14 delas são reforçadas com integrantes que só participam remotamente, nas semanas que antecedem o evento, para a definição dos shortlists.
Os júris presenciais terão recorde de 37 profissionais brasileiros atuantes no País e no exterior, o que costuma ajudar nos debates que definem os premiados. O trabalho realizado nas salas do Palais des Festivals está praticamente destinado à escolha dos vencedores a partir da lista de finalistas. Nos dois últimos anos, Cannes manteve a prática de premiar exatamente 3,24% dos inscritos.
As 30 áreas de premiações são praticamente as mesmas do ano passado, com uma única substituição: a área de Mobile foi aposentada, já que os dispositivos móveis são praticamente onipresentes nas ações de marketing, e o Cannes Lions resolveu apostar na nova categoria Luxury & Lifestyle.
Neste sábado, 15, foram divulgados os shortlists de seis competições, com 49 chances de Leões para o Brasil. São 21 chances de Leões em Outdoor, área na qual há 30 peças brasileiras no shortlist; 12 chances em Print & Publishing, com as 13 menções no shortlist; seis finalistas em Film Craft; cinco em Audio & Radio; quatro em Health & Wellness; e um em Pharma. As chances de Leões são diferentes do total de menções nos shortlists porque, na hora de conceder os prêmios, os júris de Cannes agrupam as peças de uma mesma campanha que estejam concorrendo na mesma subcategoria.
Previamente, já haviam sido divulgados os shortlists de Titanium, Innovation e Glass, nos quais há mais oito chances de Leões para o Brasil, com trabalhos de AlmapBBDO, Soko e VML. Portanto, nas nove áreas que já divulgaram finalistas, o Brasil soma 57 chances de prêmios no Cannes Lions 2024.
Audio & Radio — 759
Brand Experience & Activation — 2.262
Creative B2B — 371
Creative Business Transformation — 271
Creative Commerce — 551
Creative Data — 366
Creative Effectiveness — 306
Creative Strategy — 814
Design — 927
Digital Craft — 552
Direct — 2.025
Entertainment — 762
Entertainment for Gaming — 407
Entertainment for Music — 442
Entertainment for Sport — 665
Film — 1.887
Film Craft — 1.552
Glass — 165
Health & Wellness — 1.252
Industry Craft — 1.001
Innovation — 231
Luxury & Lifestyle — 188
Media — 1.888
Outdoor — 2.053
Pharma — 232
PR — 1.528
Print & Publishing — 734
Social & Influencer — 1.769
Sustainable Development Goals — 593
Titanium — 200
TOTAL — 26.753
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