W+K e Africa ganham Titanium e Brasil encerra Cannes com 92 Leões
AKQA, Africa Creative e VMLY&R lideram o ranking nacional de agências; o anunciante brasileiro mais premiado é a Ambev
W+K e Africa ganham Titanium e Brasil encerra Cannes com 92 Leões
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Alexandre Zaghi Lemos
23 de junho de 2023 - 15h44
Desenvolvido em conjunto por equipes nos Estados Unidos e no Brasil, o projeto “Bring home the bud”, da Wieden + Kennedy Nova York e São Paulo e Africa Creative para Budweiser foi um dos premiados com Titanium Lions.
Mais seletiva do festival, a área concedeu apenas 4 troféus, sendo 3 Titanium Lions e o Grand Prix para “The first digital nation”, da The Monkeys, empresa da Accenture Song em Sydney, para o governo das ilhas de Tuvalu.
O case de Brasil e Estados Unidos já havia conquistado uma Prata em PR e um Bronze em Creative Strategy. O projeto é uma resposta à proibição da venda de cervejas durante a Copa do Mundo no Catar, quando a Budweiser, patrocinadora oficial, doou todo o estoque destinado ao evento para o país vencedor.
Com isso, W+K e Afica Creative conseguem a proeza de levar o Brasil pela segunda vez na história ao palco de vencedores de Titanium. A primeira foi em 2013, quando “Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy para Dove, da Unilever, conquistou o Grand Prix da área e é a ação brasileira mais premiada da história do festival, com 18 troféus.
Veja “Bring home the bud”, da Wieden + Kennedy Nova York e São Paulo e Africa Creative para Budweiser, vencedor de Titanium Lions:
Além dos vencedores de Titanium, o Cannes Lions entregou em sua última noite os troféus de Film, com apenas uma Prata para o Brasil, para o curta “Buscapé”, da VMLY&R para Vivo e Motorola; de Glass, com um Bronze para a Soko, por “Uncomfortable food”, da cerveja Stella Artois; e de Sustainable Development Goals, com três campanhas brasileiras vencedoras: “Cães sem fronteiras”, da VMLY&R New York, São Paulo e Madrid para Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia conquistou Ouro; “Pesquisa do Orgulho”, da Media Monks para Havaianas, que ganhou Prata; e “TR for Teacher”, da FCB Mumbai e Brasil para Navneet Education, ganhadora de Bronze.
Veja “Cães sem fronteiras”, da VMLY&R New York, São Paulo e Madrid para Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, vencedor de Ouro em Sustainable Development Goals:
Encerradas todas as 30 premiações do Cannes Lions 2023, o Brasil somou 92 Leões, sendo 2 Grand Prix (para AlmapBBDO e AKQA), 1 Titanium Lions (para Wieden + Kennedy e Africa Creative), 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes. Trata-se da melhor performance do País nos últimos tempos, com troféus em 28 das 30 competições (as exceções foram Pharma e Creative Business Transformation). O desempenho está abaixo dos 101 Leões de 2018, mas supera as edições de 2022 (70 Leões), 2021 (67 Leões, sendo 3 Grand Prix) e 2019 (85 Leões), ficando atrás dos recordes dos seis anos anteriores – a maior marca é de 115 troféus em 2013.
As agências atuantes no Brasil mais premiadas são AKQA (1 Grand Prix, 2 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes), Africa Creative (1 Titanium Lions, 1 Ouro, 3 Pratas e 11 Bronzes), VMLY&R (2 Ouros, 6 Pratas e 3 Bronzes), AlmapBBDO (1 Grand Prix, 1 Ouro e 5 Bronzes) e Gut (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes).
Entre os anunciantes, a Ambev lidera com 1 Titanium Lion, 1 Ouro, 2 Pratas e 9 Bronzes. Na sequência, aparecem o site Congresso em Foco (2 Ouros, 3 Pratas e 1 Bronze) e Mercado Livre (1 Ouro, 3 Pratas e 4 Bronzes).
Fundada pelo brasileiro Anselmo Ramos e o argentino Gastón Bigio, a Gut conquistou o título de Rede Independente do Ano, para o qual contribuíram os 9 Leões ganhos pelo escritório de São Paulo (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes). Entretanto, a melhor performance dentro da rede foi da Gut Buenos Aires, que conquistou os Grand Prix de Mobile e Creative Data, e somou os títulos de Agência Independente do Ano, área em que concorre somente com outras empresas que não integram as grandes holdings globais do setor, e de Agência do Ano, neste caso, considerando todas as concorrentes, incluindo os escritórios das grandes holdings.
Veja, a seguir, o ranking que contabiliza todos os prêmios conquistados por todas as agências atuantes no Brasil no Cannes Lions 2023:
Ranking das brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2023 | |||||||
Classificação | Agências | Grand Prix | Titanium Lions | Ouros | Pratas | Bronzes | Pontos |
1ª | AKQA | 1 | 2 | 4 | 4 | 100 | |
2ª | Africa Creative | 1 | 1 | 3 | 11 | 99 | |
3ª | VMLY&R | 2 | 6 | 3 | 81 | ||
4ª | AlmapBBDO | 1 | 1 | 5 | 60 | ||
5ª | Gut | 1 | 3 | 5 | 51 | ||
6ª | Wieden + Kennedy | 1 | 1 | 1 | 40 | ||
7ª | FCB Brasil | 1 | 2 | 2 | 35 | ||
8ª | Ogilvy | 1 | 1 | 2 | 28 | ||
8ª | TikTok | 1 | 1 | 2 | 28 | ||
10ª | DM9 | 1 | 1 | 1 | 25 | ||
11ª | Le Pub | 2 | 1 | 17 | |||
12ª | Soko | 5 | 15 | ||||
13ª | David | 1 | 2 | 13 | |||
13ª | Grey | 1 | 2 | 13 | |||
15ª | Artplan | 1 | 1 | 10 | |||
15ª | BETC Havas | 1 | 1 | 10 | |||
15ª | Media Monks | 1 | 1 | 10 | |||
18ª | Lew’Lara\TBWA | 2 | 6 | ||||
19ª | Galeria | 1 | 3 | ||||
19ª | Gana | 1 | 3 | ||||
TOTAL | 92 Leões | 2 | 1 | 11 | 28 | 50 |
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 30 pontos para Titanium Lions, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
O Titanium Lions, um dos Leões de Prata e um dos de Bronzes são compartilhados entre Africa Creative e Wieden + Kennedy; e nos Bronzes, um é cocriação entre TikTok e Galeria, e outro entre Africa Creative e Gana.
Film
Glass
Sustainable Development Goals
Titanium
Brand Experience & Activation
Creative Business Transformation
Creative Commerce
Creative Effectiveness
Creative Strategy
Innovation
Mobile
Creative B2B
Creative Data
Direct
Media
PR
Social & Influencer
Design
Digital Craft
Entertainment
Entertainment for Gaming
Entertainment for Music
Entertainment for Sport
Film Craft
Industry Craft
Health & Wellness
Outdoor
Pharma
Print & Publishing
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