W+K e Africa ganham Titanium e Brasil encerra Cannes com 92 Leões
AKQA, Africa Creative e VMLY&R lideram o ranking nacional de agências; o anunciante brasileiro mais premiado é a Ambev
W+K e Africa ganham Titanium e Brasil encerra Cannes com 92 Leões
BuscarAKQA, Africa Creative e VMLY&R lideram o ranking nacional de agências; o anunciante brasileiro mais premiado é a Ambev
Alexandre Zaghi Lemos
23 de junho de 2023 - 15h44
Desenvolvido em conjunto por equipes nos Estados Unidos e no Brasil, o projeto “Bring home the bud”, da Wieden + Kennedy Nova York e São Paulo e Africa Creative para Budweiser foi um dos premiados com Titanium Lions.
Mais seletiva do festival, a área concedeu apenas 4 troféus, sendo 3 Titanium Lions e o Grand Prix para “The first digital nation”, da The Monkeys, empresa da Accenture Song em Sydney, para o governo das ilhas de Tuvalu.
O case de Brasil e Estados Unidos já havia conquistado uma Prata em PR e um Bronze em Creative Strategy. O projeto é uma resposta à proibição da venda de cervejas durante a Copa do Mundo no Catar, quando a Budweiser, patrocinadora oficial, doou todo o estoque destinado ao evento para o país vencedor.
Com isso, W+K e Afica Creative conseguem a proeza de levar o Brasil pela segunda vez na história ao palco de vencedores de Titanium. A primeira foi em 2013, quando “Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy para Dove, da Unilever, conquistou o Grand Prix da área e é a ação brasileira mais premiada da história do festival, com 18 troféus.
Veja “Bring home the bud”, da Wieden + Kennedy Nova York e São Paulo e Africa Creative para Budweiser, vencedor de Titanium Lions:
Além dos vencedores de Titanium, o Cannes Lions entregou em sua última noite os troféus de Film, com apenas uma Prata para o Brasil, para o curta “Buscapé”, da VMLY&R para Vivo e Motorola; de Glass, com um Bronze para a Soko, por “Uncomfortable food”, da cerveja Stella Artois; e de Sustainable Development Goals, com três campanhas brasileiras vencedoras: “Cães sem fronteiras”, da VMLY&R New York, São Paulo e Madrid para Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia conquistou Ouro; “Pesquisa do Orgulho”, da Media Monks para Havaianas, que ganhou Prata; e “TR for Teacher”, da FCB Mumbai e Brasil para Navneet Education, ganhadora de Bronze.
Veja “Cães sem fronteiras”, da VMLY&R New York, São Paulo e Madrid para Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, vencedor de Ouro em Sustainable Development Goals:
Encerradas todas as 30 premiações do Cannes Lions 2023, o Brasil somou 92 Leões, sendo 2 Grand Prix (para AlmapBBDO e AKQA), 1 Titanium Lions (para Wieden + Kennedy e Africa Creative), 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes. Trata-se da melhor performance do País nos últimos tempos, com troféus em 28 das 30 competições (as exceções foram Pharma e Creative Business Transformation). O desempenho está abaixo dos 101 Leões de 2018, mas supera as edições de 2022 (70 Leões), 2021 (67 Leões, sendo 3 Grand Prix) e 2019 (85 Leões), ficando atrás dos recordes dos seis anos anteriores – a maior marca é de 115 troféus em 2013.
As agências atuantes no Brasil mais premiadas são AKQA (1 Grand Prix, 2 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes), Africa Creative (1 Titanium Lions, 1 Ouro, 3 Pratas e 11 Bronzes), VMLY&R (2 Ouros, 6 Pratas e 3 Bronzes), AlmapBBDO (1 Grand Prix, 1 Ouro e 5 Bronzes) e Gut (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes).
Entre os anunciantes, a Ambev lidera com 1 Titanium Lion, 1 Ouro, 2 Pratas e 9 Bronzes. Na sequência, aparecem o site Congresso em Foco (2 Ouros, 3 Pratas e 1 Bronze) e Mercado Livre (1 Ouro, 3 Pratas e 4 Bronzes).
Fundada pelo brasileiro Anselmo Ramos e o argentino Gastón Bigio, a Gut conquistou o título de Rede Independente do Ano, para o qual contribuíram os 9 Leões ganhos pelo escritório de São Paulo (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes). Entretanto, a melhor performance dentro da rede foi da Gut Buenos Aires, que conquistou os Grand Prix de Mobile e Creative Data, e somou os títulos de Agência Independente do Ano, área em que concorre somente com outras empresas que não integram as grandes holdings globais do setor, e de Agência do Ano, neste caso, considerando todas as concorrentes, incluindo os escritórios das grandes holdings.
Veja, a seguir, o ranking que contabiliza todos os prêmios conquistados por todas as agências atuantes no Brasil no Cannes Lions 2023:
Ranking das brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2023 | |||||||
Classificação | Agências | Grand Prix | Titanium Lions | Ouros | Pratas | Bronzes | Pontos |
1ª | AKQA | 1 | 2 | 4 | 4 | 100 | |
2ª | Africa Creative | 1 | 1 | 3 | 11 | 99 | |
3ª | VMLY&R | 2 | 6 | 3 | 81 | ||
4ª | AlmapBBDO | 1 | 1 | 5 | 60 | ||
5ª | Gut | 1 | 3 | 5 | 51 | ||
6ª | Wieden + Kennedy | 1 | 1 | 1 | 40 | ||
7ª | FCB Brasil | 1 | 2 | 2 | 35 | ||
8ª | Ogilvy | 1 | 1 | 2 | 28 | ||
8ª | TikTok | 1 | 1 | 2 | 28 | ||
10ª | DM9 | 1 | 1 | 1 | 25 | ||
11ª | Le Pub | 2 | 1 | 17 | |||
12ª | Soko | 5 | 15 | ||||
13ª | David | 1 | 2 | 13 | |||
13ª | Grey | 1 | 2 | 13 | |||
15ª | Artplan | 1 | 1 | 10 | |||
15ª | BETC Havas | 1 | 1 | 10 | |||
15ª | Media Monks | 1 | 1 | 10 | |||
18ª | Lew’Lara\TBWA | 2 | 6 | ||||
19ª | Galeria | 1 | 3 | ||||
19ª | Gana | 1 | 3 | ||||
TOTAL | 92 Leões | 2 | 1 | 11 | 28 | 50 |
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 30 pontos para Titanium Lions, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
O Titanium Lions, um dos Leões de Prata e um dos de Bronzes são compartilhados entre Africa Creative e Wieden + Kennedy; e nos Bronzes, um é cocriação entre TikTok e Galeria, e outro entre Africa Creative e Gana.
Film
Glass
Sustainable Development Goals
Titanium
Brand Experience & Activation
Creative Business Transformation
Creative Commerce
Creative Effectiveness
Creative Strategy
Innovation
Mobile
Creative B2B
Creative Data
Direct
Media
PR
Social & Influencer
Design
Digital Craft
Entertainment
Entertainment for Gaming
Entertainment for Music
Entertainment for Sport
Film Craft
Industry Craft
Health & Wellness
Outdoor
Pharma
Print & Publishing
Radio & Audio
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus