Brasil soma 92 Leões nas 30 competições do Cannes Lions
DM9 lidera ranking brasileiro de prêmios, seguida por AlmapBBDO e Gut
Brasil soma 92 Leões nas 30 competições do Cannes Lions
BuscarDM9 lidera ranking brasileiro de prêmios, seguida por AlmapBBDO e Gut
Alexandre Zaghi Lemos
21 de junho de 2024 - 9h27
Apesar do anticlímax do último dia de premiações, quando o Brasil ganhou apenas dois Leões de Bronze e saiu da área de Film sem prêmio pela primeira vez na história da participação do País no festival, foi muito boa a performance nacional na 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Os 92 Leões conquistados devem manter o Brasil como terceira maior força do evento, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.
O total de Leões é o mesmo do ano passado, mas, considerando o peso e os pontos de cada metal, o desemprenho em 2024 é o melhor dos últimos anos. Vinte agências brasileiras conquistaram 2 Grand Prix, 14 Leões de Ouro, 31 de Prata e 45 de Bronze. O resultado está abaixo dos 101 Leões de 2018, supera ligeiramente a performance de 2023 (92 Leões), mas está acima das registradas em 2022 (70 Leões), 2021 (67 Leões, sendo 3 Grand Prix) e 2019 (85 Leões).
A maior novidade no ranking brasileiro em 2024 é o desempenho da DM9, que no ano passado ficou em décimo lugar, com três Leões, e agora lidera a lista nacional de mais premiadas, com 16 troféus (4 Ouros, 4 Pratas e 8 Bronzes).
Além da DM9, há outras duas agências brasileiras com chances nas disputas pelos troféus de Agency of the Year e de Independent Agency of the Year: respectivamente, a AlmapBBDO e a Gut São Paulo. Esses prêmios especiais só serão revelados na noite desta sexta-feira em Cannes, durante a cerimônia final do festival.
No ranking de prêmios brasileiros, a Almap somou 1 Grand Prix, 2 Ouros, 3 Pratas e 10 Bronzes, e ficou a apenas um ponto da DM9. Mas, para o troféu de Agency of the Year, a regra do festival é confusa e considera também os finalistas incluídos nos shortlists, dando 1 ponto a cada um deles, com um limite de no máximo dez por agências — neste quesito, a Almap, com 55 finalistas, leva vantagem sobre a DM9, que teve 36 finalistas.
Já a Gut, que no ano passado se destacou como Independent Network of the Year e também como Agency of the Year e Independent Agency of the Year, pelo desempenho do escritório de Buenos Aires, esse ano soma boa performance com os prêmios para a equipe de São Paulo: 1 Grand Prix, 6 Leões de Prata e 4 de Bronze.
O top 5 do ranking brasileiro se forma com a VML (3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze) e com a Africa Creative (1 Ouro, 5 Pratas e 5 Bronzes).
O ranking de anunciantes mais premados com cases brasileiros é liderado pela Coca-Cola (3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze), seguida por Mercado Livre (1 Grand Prix, 5 Pratas e 3 Bronzes), Consul (3 Ouros e 2 Pratas), Ambev (1 Ouro, 3 Pratas e 2 Bronzes) e Volkswagen (1 Ouro, 2 Pratas e 4 Bronzes).
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze
(*) Há três cases cocriados por mais de uma empresa brasileira: “Bring home the bud”, vencedor de Prata em Creative Effectiveness, de Wieden + Kennedy e Africa Creative; “Dia das Mães”, ganhador de Bronze em PR, de BETC Havas e Suno United Creators; e “The Cruise Heist”, vencedor de Prata em Social & Influencer e Bronze em Outdoor, desenvolvido pela Galeria em conjunto com a 404, integrante da mesma holding. Além disso, a produtora brasileira The Youth, com sede em Curitiba, aparece como cocriadora do filme “Ashe Versus”, da TBWA\Health Collective, de Nova York, para a farmacêutica Moderna, ganhador de Ouro e Bronze em Film Craft
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus