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Brasil soma 92 Leões nas 30 competições do Cannes Lions

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Brasil soma 92 Leões nas 30 competições do Cannes Lions

DM9 lidera ranking brasileiro de prêmios, seguida por AlmapBBDO e Gut


21 de junho de 2024 - 9h27

DM9 conquistou Leões de Ouro com cases para iFood (foto) e Consul (Crédito: Celina Filgueiras)

Apesar do anticlímax do último dia de premiações, quando o Brasil ganhou apenas dois Leões de Bronze e saiu da área de Film sem prêmio pela primeira vez na história da participação do País no festival, foi muito boa a performance nacional na 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Os 92 Leões conquistados devem manter o Brasil como terceira maior força do evento, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.

O total de Leões é o mesmo do ano passado, mas, considerando o peso e os pontos de cada metal, o desemprenho em 2024 é o melhor dos últimos anos. Vinte agências brasileiras conquistaram 2 Grand Prix, 14 Leões de Ouro, 31 de Prata e 45 de Bronze. O resultado está abaixo dos 101 Leões de 2018, supera ligeiramente a performance de 2023 (92 Leões), mas está acima das registradas em 2022 (70 Leões), 2021 (67 Leões, sendo 3 Grand Prix) e 2019 (85 Leões).

A maior novidade no ranking brasileiro em 2024 é o desempenho da DM9, que no ano passado ficou em décimo lugar, com três Leões, e agora lidera a lista nacional de mais premiadas, com 16 troféus (4 Ouros, 4 Pratas e 8 Bronzes).

Além da DM9, há outras duas agências brasileiras com chances nas disputas pelos troféus de Agency of the Year e de Independent Agency of the Year: respectivamente, a AlmapBBDO e a Gut São Paulo. Esses prêmios especiais só serão revelados na noite desta sexta-feira em Cannes, durante a cerimônia final do festival.

No ranking de prêmios brasileiros, a Almap somou 1 Grand Prix, 2 Ouros, 3 Pratas e 10 Bronzes, e ficou a apenas um ponto da DM9. Mas, para o troféu de Agency of the Year, a regra do festival é confusa e considera também os finalistas incluídos nos shortlists, dando 1 ponto a cada um deles, com um limite de no máximo dez por agências — neste quesito, a Almap, com 55 finalistas, leva vantagem sobre a DM9, que teve 36 finalistas.

Já a Gut, que no ano passado se destacou como Independent Network of the Year e também como Agency of the Year e Independent Agency of the Year, pelo desempenho do escritório de Buenos Aires, esse ano soma boa performance com os prêmios para a equipe de São Paulo: 1 Grand Prix, 6 Leões de Prata e 4 de Bronze.

O top 5 do ranking brasileiro se forma com a VML (3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze) e com a Africa Creative (1 Ouro, 5 Pratas e 5 Bronzes).

O ranking de anunciantes mais premados com cases brasileiros é liderado pela Coca-Cola (3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze), seguida por Mercado Livre (1 Grand Prix, 5 Pratas e 3 Bronzes), Consul (3 Ouros e 2 Pratas), Ambev (1 Ouro, 3 Pratas e 2 Bronzes) e Volkswagen (1 Ouro, 2 Pratas e 4 Bronzes).

Confira o ranking de prêmios brasileiros

Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze

(*) Há três cases cocriados por mais de uma empresa brasileira: “Bring home the bud”, vencedor de Prata em Creative Effectiveness, de Wieden + Kennedy e Africa Creative; “Dia das Mães”, ganhador de Bronze em PR, de BETC Havas e Suno United Creators; e “The Cruise Heist”, vencedor de Prata em Social & Influencer e Bronze em Outdoor, desenvolvido pela Galeria em conjunto com a 404, integrante da mesma holding. Além disso, a produtora brasileira The Youth, com sede em Curitiba, aparece como cocriadora do filme “Ashe Versus”, da TBWA\Health Collective, de Nova York, para a farmacêutica Moderna, ganhador de Ouro e Bronze em Film Craft

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