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Cadê as agências de PR no palco de Cannes?

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Cadê as agências de PR no palco de Cannes?

O PR pode e deve ser mais bold em Cannes 2024, mais PRovocativo, mais vendedor de si mesmo, mais autoconfiante


29 de junho de 2023 - 19h30

Foram 1.600 inscrições na categoria de PR do Cannes Lions 2023, sendo praticamente 80% criadas por agências de propaganda. Ou seja: mesmo com uma categoria que leva o próprio nome da disciplina, nós, agências de PR, não estávamos por lá! Quando estávamos, era na forma de agência parceira para amplificação, com raríssimas exceções.

Após definir os vencedores, nosso time de 10 jurados do mundo todo (Índia, Quênia, Reino Unido, Irlanda, Brasil, Argentina, China, Escócia, Canadá e Alemanha) embarcou numa conversa madrugada adentro sobre esse dilema do Festival.

Vamos aos fatos: nós, agências de PR, entendemos como ninguém o que torna uma ideia “PRable”, mapeamos constantemente o contexto cultural do mundo e a verdade das marcas que atendemos, sabemos avaliar muito bem os riscos e ganhos reputacionais de uma ação, somos especialistas em plugar as empresas nas causas que lhes dizem respeito e somos contadores de história por essência. Entendemos de sentimentos, de influenciadores e sabemos articular relações com todo tipo de parceiro para que as ideias ganhem potência. Então, o que falta para que protagonizemos o palco? Na minha opinião, três coisas: ousadia, coragem e pauta.

O histórico do PR sempre foi muito ligado ao ECO (amplificar narrativas) e praticamente nada ao EGO. E isso não é uma crítica aos publicitários, nem tampouco aos relações-públicas. É só uma questão cultural e de formação. E é aí que mora a parte mais divertida e que fez meus olhos brilharem em Cannes. É nesse palco que quero estar. É pegando nossos Leões pelas ideias incríveis que temos criado e nem inscrevemos em prêmios, por falta de hábito e de pauta na correria do dia a dia. É em nome dos nossos 20 criativos e planners da PROS que eu devo mudar a mentalidade e parar de ver outras agências assinando nossas ideias ou até levantando troféus pelas nossas ideias, como aconteceu recentemente (pasmem!).

E a convocação vem a todas as agências de PR que se percebam prontas para o podium criativo, não só a minha. Se temos uma categoria para chamar de nossa, por que não? Que a gente aprenda com nossos colegas da publicidade a embrulhar as histórias para presente, que a gente coloque na nossa linguagem os adjetivos e superlativos que o jornalismo dos releases nos tirou. Que a gente aprenda o storytelling vendedor de um videocase e a categoria certa para se inscrever um case.

Numa Era em que a ideia vem de qualquer lugar e os meios estão tão fluidos, o PR explode com criatividade, porque tem todos os outros requisitos para ser eficaz: a pertinência, noção pura de contexto social, de construção de reputação, força narrativa e de relacionamento com parceiros necessários para que a ideia ganhe força.

O PR pode e deve ser mais bold em Cannes 2024, mais PRovocativo, mais vendedor de si mesmo, mais autoconfiante. Porque significativo e cheio de verdade, ele já é!

Confira também o portfólio de agências do Meio & Mensagem.

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