Assinar

Games: como Call of Duty se tornou um hit?

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Games: como Call of Duty se tornou um hit?

Para Johanna Faries, general manager da franquia, indústria criativa ainda não desbloqueou totalmente as oportunidades do setor


21 de junho de 2023 - 14h07

Call of Duty

Johanna Faries: “Se você não gosta de feedback, não deveria trabalhar na indústria dos games” (Crédito: Taís Farias)

No fim do ano passado, o lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 2 conseguiu faturar US$ 1 bilhão em seus primeiros dez dias de vendas. A franquia, que é parte da Activision, comemora 20 anos de existência em 2023. No início deste mês, o recorde foi batido por outro game da companhia: Diablo 4.

Só nos dias de pré-lançamento, o game foi jogado por mais de 93 milhões de horas. Foi sob a luz desses dados, que Johanna Faries, general manager de Call of Duty e ex-VP de business development da NFL, subiu ao palco do Cannes Lions.

A executiva comemorou o momento que os games estão vivendo e o despertar da indústria criativa para esse mercado. Johanna citou a estreia do Entertainment Lions for Gaming. Indiretamente, a franquia protagonizou um dos Ouros com “Fighting to Remember”, da McCann Tel Aviv para Zikaraon Basalon. A ação uniu jogadores de Call of Duty World War II e sobreviventes para aumentar a consciência das gerações mais jovens sobre o holocausto.

A líder da franquia Call of Duty chamou atenção para o fato de que manter a ideia do público gamer como “o jovem que fica no porão e não tem amigos” é um equívoco. “Se você tem telas em sua vida, você é um público endereçável dos games”, afirmou Johanna.

Nesse sentido, os games, hoje, estariam envoltos por uma complexa dinâmica social que aumenta recorrência e fidelidade. Ela compara a plataforma com o cinema: apesar de dificilmente alguém assistir um filme no cinema mais de duas ou três vezes, jogar o mesmo game várias vezes é um hábito comum entre os gamers.

“Nós estamos perdendo o que está no core dessa dinâmica”, alerta a executiva. Essa cultura e os códigos compartilhados seriam responsáveis também criar uma rede de influenciadores. O próprio Modern Warfare II passou por um teste de fogo batizado de Call of Duty Next.

Nele, 150 streamers se uniram aos desenvolvedores para testar a usabilidade o jogo antes de seu lançamento oficial. O interesse da comunidade em cocriar também molda o perfil profissional dos talentos que se envolvem com esse mercado. “Se você não gosta de feedback, não deveria trabalhar na indústria dos games”, aponta Faries.

Publicidade

Compartilhe