Cannes 2017: As campanhas mais premiadas do mundo
Queda de 4,5% no total de inscritos não inibe novo recorde de 1.471 Leões e Grand Prix concedidos, um aumento de 8% no total de prêmios em relação ao Festival do ano passado
Cannes 2017: As campanhas mais premiadas do mundo
BuscarQueda de 4,5% no total de inscritos não inibe novo recorde de 1.471 Leões e Grand Prix concedidos, um aumento de 8% no total de prêmios em relação ao Festival do ano passado
Alexandre Zaghi Lemos
4 de julho de 2017 - 9h36
Se por um lado a edição de 2017 do Festival Internacional de Cannes deu vários indícios da necessidade de redimensionar o seu gigantismo, como na diminuição dos jurados presenciais e na queda de 4,5% no total de inscritos, na concessão de prêmios não houve recato. Os 23 júris entregaram impressionantes 1.471 Leões, incluindo os Grand Prix. É um novo recorde que contrasta com a diminuição no total de concorrentes e com a intenção declarada da organização do evento em valorizar os prêmios que distribui.
Com seus 99 Leões (14 Ouros, 33 Pratas e 52 Bronzes), o Brasil foi o quatro país mais premiado neste ano. No topo do ranking não houve surpresas, com os Estados Unidos somando 436 prêmios – 30% do total –, sendo 16 Grand Prix, 3 Titanium Lions, 87 Ouros, 142 Pratas e 188 Bronzes. Em segundo lugar, bem distante do primeiro, mas mantendo a posição dos últimos anos, o Reino Unido somou 124 troféus: 2 Grand Prix, 18 Ouros, 37 Pratas e 67 Bronzes. O terceiro lugar, que já foi ocupado várias vezes pelo Brasil, ficou com a Austrália, puxada pelo ótimo desempenho da Agency of the Year Clemenger BBDO, criadora de duas das campanhas mais premiadas do ano (veja lista abaixo). No total, a Austrália teve 2 Grand Prix, 20 Ouros, 42 Pratas e 49 Bronzes. Fechando o Top 5, a França aparece atrás do Brasil. Os anfitriões somaram 12 Ouros, 33 Pratas e 52 Bronzes.
Foram entregues 28 Grand Prix, com o trabalho de brasileiros em pelo menos seis. “Boost Your Voice”, dos diretores executivos de criação da 180LA, Eduardo Marques e Rafael Rizuto, faturou os troféus principais em Integrated e Promo & Activation (veja aqui). A David Miami, comandada por Anselmo Ramos, conquistou os Grand Prix de Print & Publishing (veja aqui) e Direct (com “Google Home of The Whopper”, a 9ª campanha mais premiada do Festival, veja abaixo), ambas campanhas para o Burger King, do chefe global de marca Fernando Machado. Em Entertainment, o case espanhol vencedor do Grand Prix foi criado pelo brasileiro Miguel Bemfica, da MRM/McCann, para o banco Santander (veja aqui).
O Grand Prix for Good do Cannes Lions também foi muito comemorado pelos brasileiros envolvidos no case “The Refugee Nation”, a 4ª campanha mais premiada no evento: os diretores de criação Rodrigo Moran, Caro Rebello e Artur Lipori; o diretor de design Lucas Camargo; e os diretores de arte Eduardo Lunardi, Arthur Amiune e Renato Tagliari; além das produtoras Asteroide Filmes, Square Pixel, Canja Audio e Pimenta Print.
O levantamento das campanhas de todo o mundo mais premiadas no Cannes Lions 2017, feito por Meio & Mensagem, considerou a pontuação padrão do Cannes Lions: 12 pontos para Grand Prix de Titanium e Creative Effectiveness; 10 pontos para demais Grand Prix, incluindo Grand Prix For Good; 10 pontos para Titanium Lion; 7 pontos para Leão de Ouro; 5 pontos para Leão de Prata; e 3 pontos para Leão de Bronze.
Campanhas mais premiadas de 2017
1ª “Meet Graham”, da Clemenger BBDO, da Austrália, para a Transport Accident Commission (TAC)
2 Grand Prix (Health & Wellness e Cyber), 8 Ouros (2 de Cyber, 2 de Design, 1 de Direct, 1 de Health & Wellness, 1 de PR e 1 de Promo & Activation), 15 Pratas (3 de Direct, 3 de Health & Wellness, 3 de PR, 2 de Outdoor, 2 de Promo & Activation, 1 de Creative Data e 1 de Cyber) e 4 Bronzes (Design, Digital Craft, Health & Wellness e Media)
2ª “Fearless Girl”, da McCann New York para State Street Global Advisors (SSGA)
4 Grand Prix (Titanium, Glass, PR e Outdoor), 10 Ouros (2 em Design, 2 em Direct, 2 em Media, 2 em Promo & Activation, 1 em Outdoor e 1 em PR,), 3 Pratas (Direct, PR e Promo & Activation) e 1 Bronze (Direct)
3ª “Hungerithm”, da Clemenger BBDO, da Austrália , para Snickers, da Mars
6 Ouros (2 em Direct, 2 em Mobile, 1 em Cyber e 1 em Media), 9 Pratas (3 em Cyber, 2 em Mobile, 2 em Promo & Activation, 1 em Direct e 1 em Media) e 6 Bronzes (2 em Promo & Activation, 1 em Integrated, 1 em Cyber, 1 em Direct e 1 em PR)
https://www.youtube.com/watch?v=GFVcR760kY8
4ª “The Refugee Nation”, da Ogilvy New York para Amnesty International, com produção das brasileiras Asteroide Filmes e Canja Audio, de Curitiba, e Square Pixel, do Rio de Janeiro
1 Grand Prix for Good (Cannes Lions), 1 Titanium Lion, 7 Ouros (3 em Design, 1 em Outdoor, 1 em PR, 1 em Product Design e 1 em Promo & Activation), 4 Pratas (2 em Promo & Activation, 1 em Outdoor e 1 PR) e 5 Bronzes (2 em Direct, 2 em PR e 1 em Promo & Activation)
5ª “Like my addiction”, da BETC Paris para Addict Aide
5 Ouros (2 de Promo & Activation, 1 de Cyber, 1 de Mobile e 1 de PR), 9 Pratas (2 de Cyber, 2 de Media, 2 de PR, 1 de Direct, 1 de Mobile e 1 de Promo & Activation) e 5 Bronzes (2 de Mobile, 1 de Direct, 1 de PR e 1 de Promo & Activation)
https://www.youtube.com/watch?v=4maGdIVhJTs
6ª “Immunity Charm”, da McCann Health Nova Déli para Ministério de Saúde Pública do Afeganistão
1 Grand Prix for Good (Lions Health), 4 Ouros (4 em Pharma), 6 Pratas (4 em Pharma, 1 em Direct e 1 em Product Design) e 2 Bronzes (Health and Wellness e Media)
7ª “Unlimited Stadium”, da BBH Singapore para Nike
4 Ouros (Cyber, Design, Entertainment e Outdoor), 5 Pratas (Creative Data, Cyber, Design, Entertainment e Outdoor ) e 6 Bronzes (4 em Promo & Activation e 2 em Creative Data)
8ª “We’re the Superhumans”, da 4Creative London para Channel 4
1 Grand Prix (Film), 4 Ouros (2 em Film Craft, 1 em Integrated e 1 em Entertainment) e 6 Pratas (3 em Film Craft, 2 em Media e 1 em Entertainment)
9ª “Google Home of The Whopper”, da David Miami para Burger King
1 Grand Prix (Direct), 2 Ouros (Direct e Mobile), 5 Pratas (2 em Mobile, 1 em Cyber, 1 em Direct e 1 em Entertainment) e 6 Bronzes (2 em Cyber, 2 em Media, 1 em Creative Data e 1 em Promo & Activation)
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus