Cannes 2023: AKQA, Soko, Gut e W+K têm finalistas em Titanium, Innovation e Glass
Case “Cartão da transparência”, da AKQA para Congresso em Foco, concorre em Titanium e Innovation, e há projetos brasileiros finalistas para Nike, Heinz, Stella Artois, Budweiser e Quinto Andar
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que realiza sua 70ª edição de 19 a 23 de junho, divulgou nesta terça-feira, 6, os três primeiros shortlists, com cases finalistas para as disputas de Leões em 2023.
Quatro agências brasileiras têm chances de Leões nas áreas de Titanium, Innovation e Glass. A AKQA São Paulo concorre em Titanium e Innovation com o case “Cartão da transparência”, para o site Congresso em Foco; e em Innovation com “Never done evolving feat Serena”, criado em parceria com a AKQA Portland para a Nike. A Soko é finalista em Innovation com “Heinz Tattoo Ink”, para o ketchup Heinz, e em Glass, com “Uncomfortable food”, para a cerveja Stella Artois, da AB Inbev. A Gut concorre em Innovation com “Casas Contra Aedes”, para o Quinto Andar.
A Wieden + Kennedy São Paulo divide com a Wieden + Kennedy Nova York a responsabilidade pela criação da campanha “Bring home the bud”, para a cerveja Budweiser, da AB Inbev, que está entre os finalistas de Titanium e tem também a brasileira Africa Creative inscrita como parceira adicional. Entre os criativos atuantes em “Bring home the bud” está o CCO Felipe Ribeiro, atuante no escritório brasileiro da Wieden + Kennedy. Para efeitos de pontuação, o Cannes Lions está creditando a campanha apenas para a Wieden + Kennedy Nova York, mas a Wieden + Kennedy São Paulo e a Africa Creative tentam junto à organização serem incluídas como agências criativas do case e não apenas como adicionais, que não pontuam.
Há, ainda, no shortlist de Innovation, produtoras brasileiras envolvidas no case “Baigrapher”, da Area 23, de Nova York, para UFCSPA: a Bizsys Tecnologia e Projetos Especiais, a Ritmika Audio Arts e a Consulado, de São Paulo, e a Wide Mind, de Porto Alegre.
Essas três competições têm seus shortlist divulgados antecipadamente porque os cases finalistas serão apresentados pelos criadores aos júris ao vivo durante o festival, em Cannes. No ano passado, o Brasil não teve finalistas em Titanium e Innovation. Em Glass, houve um único shortlists em 2022, que acabou ganhando Leão de Bronze: “O uniforme que nunca existiu”, da Tracylocke (atual DM9) para Centauro.
Confira, a seguir, os cases brasileiros finalistas de Titanium, Innovation e Glass no Cannes Lions 2023:
Titanium e Innovation: “Cartão da transparência”, da AKQA para o site Congresso em Foco
Innovation: “Never done evolving feat Serena”, da AKQA São Paulo e Portland para Nike
Titanium: “Bring home the bud”, da Wieden + Kennedy São Paulo e Nova York para a cerveja Budweiser, da AB Inbev, tendo a Africa Creative inscrita como parceira adicional