Cannes 70: As brasileiras mais premiadas da década
Ranking inédito mostra as campanhas nacionais mais premiadas no Cannes Lions nas dez edições mais recentes do festival, realizadas de 2012 a 2022
Cannes 70: As brasileiras mais premiadas da década
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Alexandre Zaghi Lemos
9 de junho de 2023 - 16h48
Assim como na maioria dos festivais de criatividade, no Cannes Lions o total de prêmios conquistados está diretamente ligado ao número de inscrições feitas.
No ano passado, o Brasil foi o terceiro maior participante, com 1.930 concorrentes, atrás de EUA (7.286) e Reino Unido (2.144). Além desses, somente França e Alemanha costumam superar a barreira das mil inscrições.
O recorde brasileiro de inscrições ocorreu em 2013, quando o País enviou 3.477 concorrentes. Não por acaso, essa é também a edição que marca o maior número de Leões conquistados pelo mercado nacional no evento: foram 115 troféus, incluindo a campanha brasileira mais premiada da história. “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, da Unilever, é até hoje o único Grand Prix de Titanium do Brasil e, naquele ano, somou outros 16 Leões – além de mais um Creative Effectiveness na edição seguinte, de 2014.
A Ogilvy ocupa as duas primeiras posições do inédito ranking com as campanhas brasileiras mais premiadas da década no Cannes Lions, considerando as edições realizadas de 2012 a 2022.
Consolidada pela redação de Meio & Mensagem, a lista se baseia na pontuação oficial atual do Cannes Lions, que valida cada Grand Prix com 30 pontos, com os Grand Prix de Titanium e de Creative Effectiveness valendo 35 pontos; cada Leão de Ouro com 15 pontos; cada Prata com 7 pontos; e cada Bronze com 3 pontos.
Naquele ano de 2013, o Brasil conquistou dois Grand Prix em uma mesma edição pela primeira vez na história do Cannes Lions, sendo os dois para a Ogilvy. Além do já citado em Titanium, a agência ganhou também o prêmio máximo em Promo & Activation, com “Fãs imortais”, para Sport Club Recife, a quarta campanha brasileira mais premiada da década.
As campeãs da década
Considerando as dez edições do Cannes Lions realizadas de 2012 a 2022 e a pontuação oficial vigente atualmente*
1ª “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, da Unilever (2013 e 2014)
• Grand Prix de Titanium,
• 10 Ouros (Integrated, Branded Content & Entertainment, Film, Media, Cyber, Press, dois em Promo & Activation e dois em PR),
• 2 Pratas (Direct e Design) e
• 4 Bronzes (Direct, Media, Cyber e Outdoor), no festival de 2013; e
• 1 Creative Effectiveness, no festival de 2014, quando a categoria ainda não dividia seus troféus em Ouros, Pratas e Bronzes
2ª “Carequinhas”, da Ogilvy para Graacc (2014 e 2015)
• 2 Ouros (Outdoor e PR),
• 3 Pratas (Branded Content & Entertainment, Media e Design) e
• 3 Bronzes (Branded Content & Entertainment, Media e Promo & Activation), no festival de 2014; e
• 2 Ouros (Health) e
• 2 Pratas (Health e Creative Effectiveness), na edição de 2015
3ª “Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett Tailor Made para Esporte Clube Vitória e Hemoba (2013 e 2014)
• 2 Ouros em (Outdoor e Direct) e
• 5 Pratas (Direct, PR, Design e duas em Branded Content & Entertainment), no festival de 2013; e
• 1 Ouro (Health & Wellness) e
• 3 Pratas (Health & Wellness), no festival de 2014
4ª “Fãs imortais”, da Ogilvy para Sport Club Recife (2013)
• Grand Prix de Promo & Activation,
• 4 Ouros (PR, Outdoor e dois em Promo & Activation),
• 1 Prata (Direct) e
• 1 Bronze (Direct)
5ª “Tagwords”, da Africa para Budweiser, da AB Inbev (2018)
• Grand Prix de Print & Publishing,
• 2 Ouros (Print & Publishing e Direct) e
• 4 Pratas (Media, Outdoor e duas em Direct)
6ª “Salla 2032”, da Africa para House of Lapland (2021)
• Grand Prix de Entertainment for Sport,
• 3 Ouros (Direct e dois em PR) e
• 4 Bronzes (Design, Direct, Film e PR)
7ª “100”, da F/Nazca S&S e Stink para Leica Gallery São Paulo (2015)
• Grand Prix de Film,
• 2 Ouros (Film Craft) e
• 3 Pratas (Film Craft)
8ª “Anúncio protetor”, da FCB Brasil para Nivea Sun Kids (2014)
• 1 Grand Prix de Mobile,
• 2 Ouros (Mobile e Media)
• 2 Pratas (Media) e
• 2 Bronzes (Mobile e Promo & Activation)
9ª “Speaking exchange”, da FCB Brasil para CNA (2014)
• 3 Ouros (Direct e dois em Promo & Activation),
• 3 Pratas (Direct e duas em Cyber) e
• 4 Bronzes (Direct, Branded Content & Entertainment e dois em Cyber)
10ª “Nivea Doll”, da FCB Brasil para Nivea Sun Kids (2015 e 2016)
• 2 Ouros (Health e Promo & Activation),
• 3 Pratas (Health, Outdoor e Promo & Activation) e
• 3 Bronzes (2 em Direct e 1 em Promo & Activation), no festival de 2015; e
• 1 Ouro (PR), no festival de 2016
11ª “Detector de corrupção”, da Grey para Reclame Aqui (2018 e 2019)
• 1 Grand Prix de Mobile,
• 1 Ouro (Mobile),
• 1 Prata (Brand Experience & Activation) e
• 4 Bronzes (Brand Experience & Activation, Direct, Mobile e Sustainable Development Goals), no festival de 2018; e
• 1 Bronze (Media), no festival de de 2019
12ª “Essa Coca é Fanta. E daí?”, David para Coca-Cola (2018)
• 3 Ouros (Media e dois em PR),
• 2 Pratas (PR e Direct) e
• 2 Bronzes (Design e Direct)
13ª “Enterro do Bentley”, da Leo Burnett Tailor Made para Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO (2014 e 2015)
• 1 Ouro (Promo & Activation),
• 5 Pratas (Promo & Activation, Outdoor, Cyber e duas em Media) e
• 3 Bronzes (Promo & Activation e dois em Direct), no festival de 2014; e
• 1 Bronze (Creative Effectiveness), no festival de 2015
14ª “Infinitas possibilidades”, da AlmapBBDO para Getty Imagens (2016)
• 2 Ouros (Outdoor e Print & Publishing),
• 3 Pratas (Outdoor, Print & Publishing e Digital Craft) e
• 3 Bronzes (Integrated, Film e Direct)
15ª “Alma”, da F/ Nazca S&S e Sentimental para Leica (2013)
• 2 Ouros (Film Craft e Press),
• 3 Pratas (Film, Film Craft e Press) e
• 2 Bronzes (Film Craft)
16ª “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA para Nike (2019)
• 1 Grand Prix de Media,
• 2 Pratas (Media e Outdoor) e
• 3 Bronzes (Creative eCommerce, Media e Outdoor)
17ª “Mães seguranças”, da Ogilvy para Sport Recife (2015)
• 3 Ouros (Outdoor e dois em Promo & Activation) e
• 2 Bronzes (Media e PR)
18ª “Anúncio grelhado”, da David para Burger King (2019)
• 1 Ouro (Direct),
• 3 Pratas (Direct, Mobile e Outdoor) e
• 5 Bronzes (Brand Experience & Activation, Media, Outdoor e dois em Direct)
19ª “Los Santos +3°C”, da VMLY&R para Greenpeace (2022)
• 2 Ouros (Entertainment e Entertainment for Sport),
• 2 Pratas (Entertainment e Direct) e
• 2 Bronzes (Direct e Radio & Audio)
20ª “Cabelo cremoso”, da Africa para Brahma (2022)
• 1 Ouro (Social & Influencer),
• 4 Pratas (Direct, Entertainment for Sport, Media e Social & Influencer) e
• 2 Bronzes (Brand Experience & Activation e Social & Influencer)
https://www.youtube.com/watch?v=3r5KQg0-CFs
(*) Para construir o ranking, Meio & Mensagem usou a pontuação oficial atual do Cannes Lions, que valida cada Grand Prix com 30 pontos, com os Grand Prix de Titanium e de Creative Effectiveness valendo 35 pontos; cada Leão de Ouro com 15 pontos; cada Prata com 7 pontos; e cada Bronze com 3 pontos.
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