Almap conquista Grand Prix de B2B e Brasil chega a 65 Leões
No terceiro dia de premiações, País soma mais 25 troféus aos 40 que já havia ganho; Almap e FCB sobem ao palco para receber Leões de Ouro em Media e Social & Influencer
Almap conquista Grand Prix de B2B e Brasil chega a 65 Leões
BuscarNo terceiro dia de premiações, País soma mais 25 troféus aos 40 que já havia ganho; Almap e FCB sobem ao palco para receber Leões de Ouro em Media e Social & Influencer
Alexandre Zaghi Lemos
21 de junho de 2023 - 16h08
Os cases brasileiros conquistaram mais 25 troféus nesta quarta-feira, dia 21, na 70ª dição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Somados aos 40 que o País já havia ganho nos dois primeiros dias, totalizam 65 prêmios, sendo 2 Grand Prix, 8 Ouros, 23 Pratas e 32 Bronzes. O principal destaque do dia é o Grand Prix de Creative B2B para “TERR4”, da AlmapBBDO para Be e Pacto Global da ONU. O projeto transformou o planeta Terra em uma empresa de capital aberto, a TERR4, em alusão as siglas com que nomeiam as ações negociadas nas bolsas de valores, com o objetivo de estimular a adesão de outras companhias aos compromissos lançados no ano de 2000 pelas Nações Unidas. Nesta mesma área, o case conquistou também um Leão de Bronze, em outra subcategoria. E houve, ainda, uma Prata para “Beer Power”, da Le Pub para Heineken.
Veja o case brasileiro vencedor do Grand Prix de Creative B2B, da AlmapBBDO para B3 e Pacto Global da ONU:
Na área de Media, o Grand Prix não foi creditado ao Brasil, mas a David São Paulo é a responsável pela produção da campanha “#TurnYourBack”, da Ogilvy Londres e da David Madrid para Dove. Nesta competição, a AlmapBBDO conquistou Leão de Ouro com “Parada de Ônibus”, criado para a Eletromídia. Em Media, houve ainda 1 Prata e 1 Bronze para a Artplan, por campanha para Unicef; uma Prata para “Buscapé”, da VMLY&R para Vivo e Motorola; e um Bronze para a Lew’Lara\TBWA, por ação de Piraquê.
Veja o case da AlmapBBDO para Eletromídia vencedor de Ouro em Media:
Em Social & Influencer, júri presidido pela brasileira Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação em conteúdo da Globo, o País conquistou 1 Ouro, 1 Prata e 5 Bronzes. O Ouro foi para “Flash na Amarelinha”, da FCB Brasil para Flash Benefícios. A Prata foi para o case “Missão: Whopper”, da David São Paulo e Buenos Aires para Burger King. Houve ainda Bronzes para AKQA, com o case vencedor do Grand Prix de Digital Craft, entregue na terça-feira, para “Never Done Evolving Feat Serena”, para Nike; e cases da Gut para Zé Delivery, e da Africa Creative para Heinz, Brahma e Budweiser. Este último, “Atura o Baile”, foi criado em parceria com a Gana, que, assim, conquista o primeiro troféu em Cannes da história da agência.
Veja o case da FCB Brasil vencedor de Ouro em Social & Influencer:
Foram premiadas, ainda, nesta quarta, as áreas de Direct, com o Brasil conquistando 3 Pratas (AKQA, Gut e Africa Creative) e 2 Bronzes (Grey e Gut); Creative Data, com 1 Prata e 1 Bronze, ambos para AKQA; e PR, com 2 Pratas (Gut e outra dividida entre W+K e Africa Creative) e 1 Bronze (Soko).
A Gut conquistou dois Grand Prix, em Creative Data, com trabalho de seu escritório de Buenos Aires para a cerveja Stella Artois, e em PR, com ação da agência de Los Angeles para o serviço de delivery de alimentos DoorDash.
Considerando as 19 competições que já divulgaram seus resultados oficiais, as brasileiras mais premiadas são: AKQA (1 Grand Prix, 1 Ouro, 4 Pratas e 3 Bronzes); AlmapBBDO (1 Grand Prix, 1 Ouro e 3 Bronzes); VMLY&R (1 Ouro, 4 Pratas e 2 Bronzes); Gut (1 Ouro, 3 Pratas e 4 Bronzes); e Africa (3 Pratas e 7 Bronzes).
Confira, a seguir, o ranking de agências brasileiras com os prêmios entregues nos três primeiros dias do Cannes Lions 2023:
Ranking parcial das brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2023* | ||||||
Classificação | Agências | Grand Prix | Ouros | Pratas | Bronzes | Pontos |
1ª | AKQA | 1 | 1 | 4 | 3 | 82 |
2ª | AlmapBBDO | 1 | 1 | 3 | 54 | |
3ª | VMLY&R | 1 | 4 | 2 | 49 | |
4ª | Gut | 1 | 3 | 4 | 48 | |
5ª | Africa | 3 | 7 | 42 | ||
6ª | FCB Brasil | 1 | 2 | 1 | 32 | |
7ª | TikTok | 1 | 1 | 2 | 28 | |
8ª | DM9 | 1 | 1 | 1 | 25 | |
9ª | Ogilvy | 1 | 15 | |||
10ª | David | 1 | 2 | 13 | ||
10ª | Grey | 1 | 2 | 13 | ||
12ª | Artplan | 1 | 1 | 10 | ||
13ª | Soko | 3 | 9 | |||
14ª | BETC Havas | 1 | 7 | |||
14ª | Le Pub | 1 | 7 | |||
14ª | Wieden + Kennedy | 1 | 7 | |||
17ª | Gana | 1 | 3 | |||
17ª | Galeria | 1 | 3 | |||
17ª | Lew’Lara\TBWA | 1 | 3 | |||
TOTAL | 65 Leões | 2 | 8 | 23 | 32 |
(*) Considerando os resultados oficiais divulgados até quarta-feira, 21 de junho de 2023.
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
Um dos Leões de Prata é compartilhado entre Africa Creative e Wieden + Kennedy; e nos Bronzes, um é cocriação entre TikTok e Galeria, e outro entre Africa Creative e Gana.
Creative B2B
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