Brasil soma 1 Grand Prix e 39 Leões: 6 Ouros, 13 Pratas e 20 Bronzes
Ranking nacional é liderado por AKQA, vencedora do Grand Prix de Digital Craft, VMLY&R, Gut, TikTok e DM9
Brasil soma 1 Grand Prix e 39 Leões: 6 Ouros, 13 Pratas e 20 Bronzes
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Alexandre Zaghi Lemos
20 de junho de 2023 - 16h07
O principal destaque brasileiro do segundo dia de premiações da 70ª edição do Cannes Lions é a AKQA. O escritório brasileiro da agência conquistou o Grand Prix de Digital Craft com o case “Never done evolving feat Serena”, criado em conjunto com as equipes da rede em Portland e Melbourne, para a Nike, e que também conquistou um Bronze em outra subcategoria de Digital Craft. Nessa área, a AKQA ainda ganhou 1 Ouro e 1 Prata com “Cartão da Transparência”, para Congresso em Foco.
Na área estreante em Cannes de Entertainment for Gaming, a VMLY&R conquistou 1 Ouro e 1 Prata com “Los Santos +3°C”, para o Greenpeace, que foi a campanha brasileira mais premiada no festival do ano passada, mas pode retornar esse ano nessa primeira edição da premiação focada em games. O mesmo aconteceu com “Burger Glitch”, da David para Burger King, que conquistou um dos 4 Bronzes brasileiros em Entertainment for Gaming.
Em Entertainment for Music, o case “Rosalia Motomami Live Experience”, desenvolvido pelas equipes do TikTok, em São Paulo, da Columbia Records, em Nova York, e da Motomami, de Barcelona, conquistou 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze. A AKQA São Paulo aparece como agência adicional, crédito que não vale para pontuação no festival, apenas para reconhecimento da participação no case.
Na competição de Entertainment for Sport, a Ogilvy conquistou 1 Leão de Ouro com “Lea”, criado para Intimus, da Kimberly Clark. E houve, ainda, um Ouro em Design para a DM9, por “O custo do ouro”, para Urihi Associação Yanomami.
Considerando os cases vencedores nos dois primeiros dias, atribuídos pelo festival a empresa brasileiras, o País soma 1 Grand Prix e 39 Leões, sendo 6 Ouros, 13 Pratas e 20 Bronzes. A agência brasileira mais premiada até o momento é a AKQA (1 Grand Prix, 1 Ouro, 2 Pratas e 1 Bronze). Na segunda posição está a VMLY&R, com 1 Ouro, 3 Pratas e 2 Bronzes.
Na sequência, aparecem, empatados na terceira colocação, a Gut e o TikTok, ambos com 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes. O ranking nacional continua com DM9, na quinta posição, com 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze, e segue com Africa (1 Prata e 4 Bronzes); FCB (2 Pratas e 1 Bronze); Ogilvy (1 Ouro); Grey (1 Prata e 1 Bronze); BETC Havas (1 Prata); AlmapBBDO, David e Soko (cada uma delas com 2 Bronzes); e Galeria (1 Bronze).
Design
Digital Craft
Entertainment
Entertainment for Gaming
Entertainment for Music
Entertainment for Sport
Film Craft
Industry Craft
Health & Wellness
Outdoor
Pharma
Print & Publishing
Radio & Audio
“Never done evolving feat Serena”, da AKQA São Paulo, Portland e Melbourne para a Nike
“Cartão da Transparência”, da AKQA para Congresso em Foco
“Los Santos +3°C”, da , a VMLY&R para Greenpeace
“Lea”, da Ogilvy para Intimus, da Kimberly Clark
“O custo do ouro”, da DM9 para Urihi Associação Yanomami
“Mais uma voz”, da Gut para Mercado Livre
“Rosalia Motomami Live Experience”, do TikTok São Paulo, Columbia Records Nova York e Motomami Barcelona para TikTok, tendo a AKQA São Paulo como agência adicional.
@rosalia MARCH 17: 4pm LA / 6pm MX / 7pm NY / 9pm ARG / MARCH 18: 1am ESPAÑA
Ranking parcial das brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2023* | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Classificação | Agências | Grand Prix | Ouros | Pratas | Bronzes | Pontos |
1ª | AKQA | 1 | 1 | 2 | 1 | 62 |
2ª | VMLY&R | 1 | 3 | 2 | 42 | |
3ª | Gut | 1 | 1 | 2 | 28 | |
3ª | Tik Tok | 1 | 1 | 2 | 28 | |
5ª | DM9 | 1 | 1 | 1 | 25 | |
6ª | Africa | 1 | 4 | 19 | ||
7ª | FCB Brasil | 2 | 1 | 17 | ||
8ª | Ogilvy | 1 | 15 | |||
9ª | Grey | 1 | 1 | 10 | ||
10ª | BETC Havas | 1 | 7 | |||
11ª | AlmapBBDO | 2 | 6 | |||
11ª | David | 2 | 6 | |||
11ª | Soko | 2 | 6 | |||
14ª | Galeria | 1 | 3 | |||
TOTAL = 40 Leões | 1 | 6 | 13 | 20 |
(*) Considerando os resultados oficiais divulgados até terça-feira, 20 de junho de 2023.
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
Um dos Bronzes é compartilhado entre TikTok e Galeria.
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Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus