Assinar

Brasil soma 1 Grand Prix e 39 Leões: 6 Ouros, 13 Pratas e 20 Bronzes

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Brasil soma 1 Grand Prix e 39 Leões: 6 Ouros, 13 Pratas e 20 Bronzes

Ranking nacional é liderado por AKQA, vencedora do Grand Prix de Digital Craft, VMLY&R, Gut, TikTok e DM9


20 de junho de 2023 - 16h07

Profissionais envolvidos no case “Never done evolving feat Serena”, da AKQA, celebram o Grand Prix na categoria Digital Craft (Crédito: Celina Filgueiras)

O principal destaque brasileiro do segundo dia de premiações da 70ª edição do Cannes Lions é a AKQA. O escritório brasileiro da agência conquistou o Grand Prix de Digital Craft com o case “Never done evolving feat Serena”, criado em conjunto com as equipes da rede em Portland e Melbourne, para a Nike, e que também conquistou um Bronze em outra subcategoria de Digital Craft. Nessa área, a AKQA ainda ganhou 1 Ouro e 1 Prata com “Cartão da Transparência”, para Congresso em Foco.

Na área estreante em Cannes de Entertainment for Gaming, a VMLY&R conquistou 1 Ouro e 1 Prata com “Los Santos +3°C”, para o Greenpeace, que foi a campanha brasileira mais premiada no festival do ano passada, mas pode retornar esse ano nessa primeira edição da premiação focada em games. O mesmo aconteceu com “Burger Glitch”, da David para Burger King, que conquistou um dos 4 Bronzes brasileiros em Entertainment for Gaming.

Em Entertainment for Music, o case “Rosalia Motomami Live Experience”, desenvolvido pelas equipes do TikTok, em São Paulo, da Columbia Records, em Nova York, e da Motomami, de Barcelona, conquistou 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze. A AKQA São Paulo aparece como agência adicional, crédito que não vale para pontuação no festival, apenas para reconhecimento da participação no case.

Na competição de Entertainment for Sport, a Ogilvy conquistou 1 Leão de Ouro com “Lea”, criado para Intimus, da Kimberly Clark. E houve, ainda, um Ouro em Design para a DM9, por “O custo do ouro”, para Urihi Associação Yanomami.

Considerando os cases vencedores nos dois primeiros dias, atribuídos pelo festival a empresa brasileiras, o País soma 1 Grand Prix e 39 Leões, sendo 6 Ouros, 13 Pratas e 20 Bronzes. A agência brasileira mais premiada até o momento é a AKQA (1 Grand Prix, 1 Ouro, 2 Pratas e 1 Bronze). Na segunda posição está a VMLY&R, com 1 Ouro, 3 Pratas e 2 Bronzes.

Na sequência, aparecem, empatados na terceira colocação, a Gut e o TikTok, ambos com 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes. O ranking nacional continua com DM9, na quinta posição, com 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze, e segue com Africa (1 Prata e 4 Bronzes); FCB (2 Pratas e 1 Bronze); Ogilvy (1 Ouro); Grey (1 Prata e 1 Bronze); BETC Havas (1 Prata); AlmapBBDO, David e Soko (cada uma delas com 2 Bronzes); e Galeria (1 Bronze).

Confira nos links abaixo todos os ganhadores de Grand Prix e todos os Leões brasileiros nas 8 áreas que anunciaram seus resultados nesta terça, dia 20:

Design
Digital Craft
Entertainment
Entertainment for Gaming
Entertainment for Music
Entertainment for Sport
Film Craft
Industry Craft

E, a seguir, os links para as premiações anunciadas na segunda-feira, 19:

Health & Wellness
Outdoor
Pharma
Print & Publishing
Radio & Audio

Veja abaixo os cases vencedores do Grand Prix e dos 7 Ouros já conquistados pelo Brasil:

Grand Prix em Digital Craft

“Never done evolving feat Serena”, da AKQA São Paulo, Portland e Melbourne para a Nike

Ouro em Digital Craft

“Cartão da Transparência”, da AKQA para Congresso em Foco

Ouro em Entertainment for Gaming

“Los Santos +3°C”, da , a VMLY&R para Greenpeace

Ouro em Entertainment for Sport

“Lea”, da Ogilvy para Intimus, da Kimberly Clark

Ouro em Design

“O custo do ouro”, da DM9 para Urihi Associação Yanomami

Ouro em Radio & Audio

“Mais uma voz”, da Gut para Mercado Livre

Ouro em Entertainment for Music

“Rosalia Motomami Live Experience”, do TikTok São Paulo, Columbia Records Nova York e Motomami Barcelona para TikTok, tendo a AKQA São Paulo como agência adicional.

@rosalia

MARCH 17: 4pm LA / 6pm MX / 7pm NY / 9pm ARG / MARCH 18: 1am ESPAÑA

♬ sonido original – La Rosalia

Ranking parcial das brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2023*
Classificação Agências Grand Prix Ouros Pratas Bronzes Pontos
AKQA 1 1 2 1 62
VMLY&R   1 3 2 42
Gut   1 1 2 28
Tik Tok   1 1 2 28
DM9   1 1 1 25
Africa     1 4 19
FCB Brasil     2 1 17
Ogilvy   1     15
Grey     1 1 10
10ª BETC Havas     1   7
11ª AlmapBBDO       2 6
11ª David       2 6
11ª Soko       2 6
14ª Galeria       1 3
 
TOTAL = 40 Leões   1 6 13  20  

(*) Considerando os resultados oficiais divulgados até terça-feira, 20 de junho de 2023.

Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.

Um dos Bronzes é compartilhado entre TikTok e Galeria.

 

Publicidade

Compartilhe