Cannes e ESG: o que de fato você fez entre julho e abril?
Cheguei em Cannes pela porta da frente, no ano passado, como jurada de relações públicas e me apaixonei
Cannes e ESG: o que de fato você fez entre julho e abril?
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11 de junho de 2024 - 18h39
É incrível como a internet fica cheia de cases de ESG em determinados meses do ano. Não, espectadores da publicidade, isso não é coincidência. Há anos, o mercado se molda pela caça aos Leões de Cannes.
Para quem trabalha com reputação de marcas há mais de 25 anos e acorda todo dia pensando como plugar as empresas na conversa mais legítima, consistente e transformadora, isso soa, no mínimo, esquisito. Eu vejo meus clientes recebendo uma chuva de propostas de cases rápidos que se transformam em videocases em dias, e inscrições pra Cannes, de duas a três semanas.
Os fins justificam os meios? A sociedade ganha com isso? A agência banca a parafernália toda pra que a marca assine a ficha e suba junto ao palco da criatividade mais disputado do mundo?
Cheguei em Cannes pela porta da frente, no ano passado, como jurada de PR. E me apaixonei por muitas coisas desse festival; mas outras, como essa caça instantânea e desenfreada aos Leões, ainda me soam um desafio ao cérebro e ao coração.
Por lá, nós jurados vemos coisas realmente incríveis, criativas e efetivas, dignas de distinção – como o festival exige. Mas, quem as envia, o fez por um trabalho perene, por um propósito (mesmo que seja de negócios) ou só para subir ao palco?
O prêmio deveria vir como reconhecimento de um trabalho incrível, ou seja, uma consequência, não uma causa. A causa, óbvio, é a dor que a ideia criativa endereça.
ESG deveria ser pauta o ano todo, de julho a abril inclusive. As dores do mundo estão aí, aos montes, para inspirar as agências a trabalharem 12 meses por ano, incentivadas pelo papel que temos enquanto publicitários, jornalistas, relações públicas que somos de mudar este planeta e a sociedade, que pedem socorro.
Enquanto faço as malas para viver essa aventura de novo, eu me orgulho de pensar nesses temas e em ações 12 x 12 e provoco você a refletir se sua empresa e agência fazem o mesmo.
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