Os cases brasileiros que disputam Titanium, Innovation e Glass
Entre os 57 trabalhos finalistas nas categorias, cinco são campanhas brasileiras de AKQA, Soko e Gut
Os cases brasileiros que disputam Titanium, Innovation e Glass
BuscarEntre os 57 trabalhos finalistas nas categorias, cinco são campanhas brasileiras de AKQA, Soko e Gut
Taís Farias
13 de junho de 2023 - 14h29
Na última semana, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions divulgou seus primeiros shortlists para as categorias de Titanium, Innovation e Glass. Entre os 57 trabalhos finalistas, cinco são campanhas brasileiras. Destas, AKQA e Soko são responsáveis por dois cases cada e Gut por outro.
Além delas, a Wieden + Kennedy São Paulo divide com a Wieden + Kennedy Nova York a responsabilidade pela criação da campanha “Bring home the bud”, para a cerveja Budweiser, da AB Inbev, que está entre os finalistas de Titanium. A brasileira Africa Creative também está inscrita como parceira adicional. Confira os cases:
“Cartão da Transparência”, da AKQA São Paulo para Congresso em Foco, finalista em Titanium e Innovation
Com o mau uso do dinheiro público no Brasil como argumento, a ação desenvolveu uma tecnologia conectada em tempo real com o Portal da Transparência que monitora os gastos dos parlamentares e notifica os usuários cadastrados sempre que é solicitado o ressarcimento dos valores gastos à Câmara. A ferramenta está disponível na plataforma.
“Never Done Evolving”, da AKQA São Paulo para Nike, finalista em Innovation
Em 2022, Serena Williams se despediu das quadras como profissional durante o campeonato US Open. Para explorar o desempenho da atleta ao longo dos anos, a campanha usou inteligência artificial criar uma partida entre a Serena de 1999, seu primeiro Grand Slam, e a de 2017, conquista mais recente no torneio.
https://www.youtube.com/watch?v=MolaiWzGF4w
“Tattoo Ink”, da Soko para Heinz, finalista em Innovation
No universo da tatuagem, a tinta vermelha é uma das mais prejudiciais. Para destacar o vermelho de Heinz e o seu cuidado com os ingredientes, a campanha desenvolveu sua própria tinta vermelha para tatuagens sem ingredientes nocivos, em parceria com a Electric Ink.
“Uncomfortable Food”, da Soko para Stella Artois, finalista em Glass
Segundo o levantamento Chef’s Pencil, em 2022, apenas 7% dos restaurantes premiados são liderados por mulheres. Pensando nisso, a campanha convidou dez mulheres chefs de cozinha para traduzir os desconfortos vividos no seu ambiente de trabalho em pratos autorais.
https://www.youtube.com/watch?v=uorp5J0_csk
“Casa contra Aedes”, da Gut São Paulo para Quinto Andar, finalista em Innovation
Fruto de uma parceria com a Oxitec, multinacional britânica que se dedica ao controle biológico de insetos, a campanha distribuiu caixas com mosquitos machos inofensivos. Ao se reproduzir, eles geram apenas animais também inofensivos, reduzindo a transmissão da dengue.
“Bring home the bud”, da Wieden + Kennedy São Paulo e Nova York para Budweiser, com participação da Africa Creative, finalista em Titanium
Dois dias antes do início da Copa do Mundo, no Catar, a Budweiser foi proibida de vender cerveja dentro dos estádios. A resposta da empresa com a Wieden+Kennedy foi doar todo o estoque destinado ao evento para o país vencedor gratuitamente com o mote #BringHomeTheBud.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus