GP de Digital Craft: como Nike e AKQA mapearam a evolução de Serena com IA
Grand Prix em Digital Craft, “Never Done Evolving” celebra evolução da carreira da tenista Serena Williams com ajuda de IA e machine learning
GP de Digital Craft: como Nike e AKQA mapearam a evolução de Serena com IA
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Isabella Lessa
20 de junho de 2023 - 16h30
Há pouco mais de um ano, a Nike se uniu às AKQAs de São Paulo, Melbourne e Portland para elaborar uma partida de tênis entre a Serena Williams de 1999, quando ela ganhou seu primeiro Grand Slam, e a Serena de 2017, com base no desempenho dela no Australian Open daquele ano.
Com a ajuda de machine learning e inteligência artificial, a marca conseguiu mapear o estilo de jogo da tenista em cada momento, com o objetivo de ilustrar a constante evolução de Serena no esporte. “Foi um trabalho de muitos meses, analisamos toda a carreira dela com IA e machine learning. Tudo começou como um estudo que não precisava ser consumer facing”, conta Diego Machado, CCO global da AKQA.
Todo esse mapeamento virou um banco de dados abrangente sobre o modo com que a Serena jogou sob condições diversas. Então a Nike e a AKQA transformaram esse material em entretenimento: um jogo que foi transmitido pelo YouTube livestream e alcançou mais de 1,69 milhões de assinantes do canal da Nike na plataforma.
Foi justamente esse estudo minucioso que chamou a atenção do júri em relação à peça, afirma Sergio Mugnaini, CCO da Ogilvy Brasil e jurado de Digital Craft. “A subcategoria na qual o case se destacou foi a de ‘Creation of Data’. A Nike realmente estudou a Serena. Também chamou muita atenção o aspecto visual, o design, os parceiros envolvidos no projeto”, diz.
Segundo o jurado, o trabalho também se consagrou com um Grand Prix porque não se restringe ao case em si, mas inspira novos produtos e, muito além disso, inspira novas atletas a continuarem persistindo em suas carreiras. “Eles imortalizaram a Serena. Pegaram uma atleta no final da carreira, que é brilhante, e a imortalizaram”.
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