Como um aviso a moradores de rua se transformou em Leão em Cannes
Campanha da Nova/sb criada para a Prefeitura de São Paulo pintou tetos de viadutos para avisar que os Centros de Acolhimento também recebiam animais
Como um aviso a moradores de rua se transformou em Leão em Cannes
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Bárbara Sacchitiello
26 de junho de 2018 - 14h56
(Crédito: Reprodução)
Em abril deste ano, a Prefeitura de São Paulo inaugurou as primeiras unidades dos Centros Temporários de Acolhimento (CTA), destinados a abrigar moradores de rua, que aceitavam receber animais de estimação. Únicos companheiros de boa parte da população da cidade que não tem um lar, os animais acabam sendo, muitas vezes, a razão para que as pessoas recusem a ida aos abrigos, uma vez que, até então, a presença dos animais era vetada.
Com os CTAs disponibilizados aos cães, a Prefeitura tinha um novo desafio: comunicar a novidade à população da rua. A saída encontrada foi o próprio ambiente que boa parte dessas pessoas se localizam. A Nova/sb, agência responsável pela campanha, usou como mídia o teto de viadutos da cidade. Os grafiteiros Galo, Randal, Pixote, Thassio e René Muniz foram contratados para desenhar nos viadutos mensagens que explicassem aos moradores de rua sobre a aceitação de animais pelos abrigos, criando, assim, a campanha denominada “Sempre Visível”. Diversos espaços da cidade de São Paulo foram ilustrados com o grafite e, dois meses depois, da ação, a Prefeitura e a agência colhem um resultado inédito: pela primeira vez, a administração da maior cidade do País conquista um prêmio no Festival Internacional de Criatividade de Cannes.
A ideia de usar os viadutos como canal de comunicação com a população em situação de rua rendeu um Leão de Bronze à Nova/sb na categoria Outdoor. Mais do que atestar a criatividade da ação, o reconhecimento em Cannes traz, na opinião da agência, um exemplo para as ações de política pública. “A conquista do Leão em Cannes é uma grande referência para o segmento público, porque mostra que a criatividade, mais que bem-vinda, é fundamental para se ter uma comunicação melhor com a população. Fico feliz por essa vitória que pode levar a ações de política pública mais relevantes para nossa cidade e nosso país”, comentou Átila Francucci, vice-presidente nacional de criação da Nova/sb e o responsável pela criação da campanha.
A conquista do Leão de Bronze estimulou a Prefeitura a pensar em estender o projeto para outras iniciativas de comunicação direta com a população da cidade. Assista à campanha:
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