Como um aviso a moradores de rua se transformou em Leão em Cannes
Campanha da Nova/sb criada para a Prefeitura de São Paulo pintou tetos de viadutos para avisar que os Centros de Acolhimento também recebiam animais
Como um aviso a moradores de rua se transformou em Leão em Cannes
BuscarCampanha da Nova/sb criada para a Prefeitura de São Paulo pintou tetos de viadutos para avisar que os Centros de Acolhimento também recebiam animais
Bárbara Sacchitiello
26 de junho de 2018 - 14h56
(Crédito: Reprodução)
Em abril deste ano, a Prefeitura de São Paulo inaugurou as primeiras unidades dos Centros Temporários de Acolhimento (CTA), destinados a abrigar moradores de rua, que aceitavam receber animais de estimação. Únicos companheiros de boa parte da população da cidade que não tem um lar, os animais acabam sendo, muitas vezes, a razão para que as pessoas recusem a ida aos abrigos, uma vez que, até então, a presença dos animais era vetada.
Com os CTAs disponibilizados aos cães, a Prefeitura tinha um novo desafio: comunicar a novidade à população da rua. A saída encontrada foi o próprio ambiente que boa parte dessas pessoas se localizam. A Nova/sb, agência responsável pela campanha, usou como mídia o teto de viadutos da cidade. Os grafiteiros Galo, Randal, Pixote, Thassio e René Muniz foram contratados para desenhar nos viadutos mensagens que explicassem aos moradores de rua sobre a aceitação de animais pelos abrigos, criando, assim, a campanha denominada “Sempre Visível”. Diversos espaços da cidade de São Paulo foram ilustrados com o grafite e, dois meses depois, da ação, a Prefeitura e a agência colhem um resultado inédito: pela primeira vez, a administração da maior cidade do País conquista um prêmio no Festival Internacional de Criatividade de Cannes.
A ideia de usar os viadutos como canal de comunicação com a população em situação de rua rendeu um Leão de Bronze à Nova/sb na categoria Outdoor. Mais do que atestar a criatividade da ação, o reconhecimento em Cannes traz, na opinião da agência, um exemplo para as ações de política pública. “A conquista do Leão em Cannes é uma grande referência para o segmento público, porque mostra que a criatividade, mais que bem-vinda, é fundamental para se ter uma comunicação melhor com a população. Fico feliz por essa vitória que pode levar a ações de política pública mais relevantes para nossa cidade e nosso país”, comentou Átila Francucci, vice-presidente nacional de criação da Nova/sb e o responsável pela criação da campanha.
A conquista do Leão de Bronze estimulou a Prefeitura a pensar em estender o projeto para outras iniciativas de comunicação direta com a população da cidade. Assista à campanha:
Compartilhe
Veja também
Cannes Lions divulga lista de jurados da edição de 2025
Júri deste ano terá mais de 30 brasileiros, dos quais três presidirão as categorias de de Creative Commerce, Print & Publishing e Outdoor
Cannes Lions define júri de Titanium
Judy John, a primeira chief creative officer (CCO) global da Edelman, foi nomeada presidente do júri da categoria