De ideias a negócios: a música salva
Victor Hugo disse que a música é o verbo do futuro, ou “um barulho que pensa”. Uma música ruim derruba um filme bom, mas uma música boa salva um filme ruim.
Victor Hugo disse que a música é o verbo do futuro, ou “um barulho que pensa”. Uma música ruim derruba um filme bom, mas uma música boa salva um filme ruim.
13 de junho de 2024 - 15h44
Cannes está chegando. Poucos dias para o melhor da criatividade no mundo ser prestigiada e o meu maior prêmio do ano eu já recebi: como celebração da minha carreira, fui convidado para participar pela primeira vez como jurado desta 71ª edição do festival, na categoria Entertainment Lions for Music. Um aprendizado a cada contato com esses novos trabalhos, novos mundos, novas formas de entender problemas e buscar uma solução para marcas – tudo através da música.
O sábio Nietzche dizia que, sem a música, a vida seria um erro. Spielberg, que a música significa 50% ou até mais de filme. Victor Hugo disse que a música é o verbo do futuro, ou “um barulho que pensa”. Uma música ruim derruba um filme bom, mas uma música boa salva um filme ruim.
Existe uma premissa na minha vida, na qual costumo dizer que “não tenho concorrentes”. E tem uma magia envolvida nisso. Você pode contratar 10 produtoras de áudio para fazer uma trilha, independentemente de seu tamanho, qualidade e profissionais envolvidos. Cada uma delas, assim como as que eu faço na Ritmika, será única! Essa é a grande demonstração da matemática subjetiva e infinita da música. Claro que a diferenciação também se soma à sua história acadêmica, técnica, skills… mas isso é assunto para outra hora.
Agora, imagina julgar os maiores cases de Entretenimento com música do mundo. Essa é minha responsabilidade e de todo meu júri, aliada à missão sempre de trazer para a vitrine as ideias que realmente foram além, que geraram debates, mudanças, crescimento. Que ajudaram a mudar mercados e a quebrar padrões, a construir negócios e a destruir preconceitos. A tornarem – ou ao menos incentivarem – as pessoas a serem um pouco melhores a cada dia.
Estamos julgando, há algumas semanas, as peças. E aqui fica meu compromisso de respeito, carinho e reconhecimento máximo a cada projeto que passar na minha frente. Toda paixão, investimento, inspiração e transpiração que iremos filtrar e enaltecer para a história da publicidade e criatividade do mundo – que, por fazer parte indissociável do dia a dia, também impactam não só nossos colegas de indústria, mas nossos amigos, nossos filhos, atuais e futuras gerações que estamos impulsionando, acelerando e inspirando. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pela responsabilidade.
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