A evolução da publicidade no impulsionamento da Creator Economy

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Diário de Cannes

A evolução da publicidade no impulsionamento da Creator Economy

O grande destaque desta viagem, no entanto, é vivenciar a primeira edição do Programa "Lions Creators" - uma experiência de três dias dedicada à Creator Economy


14 de junho de 2024 - 19h20

Embarco animado para acompanhar o principal evento para anunciantes do mundo, o Cannes Lions. Além de ser um hub de inovação que reúne os principais CMOs, CEOs e criativos de todo o mundo, o festival é um centro importante de negociação entre marcas, agências, empresas de mídia e plataformas de tecnologia. Como creator de esportes e profissional da área de Comunicação e Marketing, levo comigo o desejo de ver de perto as principais tendências de conteúdo, as mais atuais práticas de ESG e como elas devem mapear as produções do Brasil nos próximos meses.

O grande destaque desta viagem, no entanto, é vivenciar a primeira edição do Programa “Lions Creators” – uma experiência de três dias dedicada à Creator Economy e que marca o reconhecimento oficial dessa categoria, que até então tem sido parte do evento de forma informal, por meio do prêmio Lions de Social & Influencer. A criação de um programa oficial de criadores no Cannes Lions solidifica a área como uma nova classe de criativos e uma parte integral do cenário publicitário atual.

Essa valorização é respaldada por números expressivos: segundo a consultoria YOUPIX, o setor abrange aproximadamente 300 milhões de criadores globalmente, sendo 20 milhões somente no Brasil. Um outro levantamento recente do Interactive Advertising Bureau revelou que 89% dos anunciantes têm uma visão positiva sobre publicidade com criadores de conteúdo, considerando-os canais de alta qualidade em 92% dos casos. Essa tendência é sustentada pela facilidade de transferência de orçamentos publicitários para criadores, com 86% dos anunciantes confirmando essa prática e planejando aumentar seus investimentos em conteúdo de criadores em 2024, com um crescimento médio de 25%.

A autenticidade nas interações com o público é cada vez mais valorizada, um tema que será explorado nas premiações do Cannes Lions. O mercado reconhece o potencial do marketing de influência para ampliar o alcance e a credibilidade das marcas nas redes sociais, desde que seja baseado em verdade e autenticidade. Parcerias estratégicas com criadores, alinhados aos valores da marca, não apenas amplificam sua mensagem, mas também conquistam novos públicos. A transparência e a genuinidade na comunicação são cada vez mais valorizadas pelos consumidores, conferindo credibilidade e reputação às marcas que mostram seus bastidores.

Os acordos de marca continuam sendo a principal fonte de renda para os criadores; contudo, os métodos de merchandising e assinaturas estão crescendo rapidamente. À medida que a indústria publicitária abraça os criadores como produtores de conteúdo e parceiros de marketing, e seu impacto é reconhecido por instituições como Cannes Lions, vemos grandes estrelas do setor que já transformam seu sucesso online em marcas globalmente reconhecíveis.

Acredito que nos próximos dias de evento, veremos com cada vez mais clareza o impacto crescente da creator economy no mercado publicitário.

Avante!

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