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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

A excelência em Craft ou a ideia?

Ouço comentários de admiração dos estrangeiros pela qualidade crítica que temos representado, e pela proximidade calorosa do nosso time


17 de junho de 2024 - 15h00

Contando um pouco para vocês sobre minha experiência como jurado, o embate mais comum é a dicotomia entre o Craft versus a Ideia. É design ou é campanha? É genial (como design) ou oportuno (como ideia)? Entre diferentes perspectivas de posições, culturas e segmentos da comunicação, julgar recai muito sobre entender a opinião do outro, mirando o que o resultado do nosso trabalho vai representar a Cannes 2024. Isso eleva o crivo, pois não existe trabalho sem um excelente Craft e sem uma ideia clara e criativa. O equilíbrio da excelência é, e sempre será, a marca do evento.

Me deparei também com a conjunção da ética e estética (conceito e expressão), e isso ficou ressoando na minha cabeça repetidamente durante todo o processo. Não apenas pela busca da excelência do Craft, mas as narrativas sociais que saltam aos olhos! Incluindo as segmentações entre marcas e charities, as abordagens cotidianas, históricas, ESG, provando que narrativas humanas conectam e são fortalecidas pelo design que representa cada ideia.

E mais que resultados efetivos, são as percepções efetivas que conseguem ir além da barreira cultural. Narrativas ajudam a “fazer a ficha cair”. Mas nem por isso toda causa serve para uma boa avaliação. Dizer que a causa é boa, não é o suficiente. Sua coerência e efetividade são levadas em consideração. São questionadas principalmente a relação e a idoneidade da marca que assina a peça.

Fizemos um exercício constante de verificar o propósito das marcas, enquanto cultura e negócio se conectam com as causas para as pessoas. Para não cair na cilada do “etical-wash”. A beleza do craft ou a boa ideia não podem suplantar o resultado efetivo ou os valores do cliente. Numa fila de trabalhos excelentes, coerência é um crivo significativo. Quem não tem, perde competitividade.

Time júri Brasil aos olhos do mundo

É notável que nós brasileiros fazemos a diferença MESMO. 36 profissionais marcando presença. Temos presidentes de júris, grandes profissionais que vêm repetindo a presença em Cannes, mas chama minha atenção nossa proximidade e união. Ouço comentários de admiração dos estrangeiros pela qualidade crítica que temos representado, e pela proximidade calorosa do nosso time. O BOM Brasil está muito bem representado pela comitiva 2024.

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